CARTAS

horadopovo@horadopovo.com.br

Armas nucleares

Os EUA disseram ser “inaceitável” que a Coreia do Norte possua armas nucleares. Isso é que é cara de pau. Por quê? Porque os EUA deveriam ser o último país do mundo a ter permissão para possuir tais artefatos. Por quê? Porque foi o único que já fez uso dos mesmos, e fez do modo mais sórdido e criminoso possível. Fez unicamente para mostrar aos bilionários capitalistas, que a financiaram, que a bomba funcionava, e para chantagear o movimento socialista internacional, à época liderado pela hoje extinta URSS, pois com certeza não foi de graça que Truman já havia antes, veladamente, ameaçado Stalin com a revelação de que os EUA haviam desenvolvido “uma arma muito poderosa”. Os EUA incineraram milhares e milhares de japoneses, incluindo velhos, mulheres e crianças, UNICAMENTE em nome daqueles torpes e mesquinhos objetivos.

Tony Ferreira – por correio eletrônico

 

Nota da Redação: Um assunto bem a propósito, leitor, e muito importante. No início da Conferência de Potsdam (17/07 a 02/08 de 1945), Stalin informou a Truman e a Churchill que o governo japonês encaminhara, através de sua embaixada em Moscou, consulta sobre as condições para render-se. Porém, no dia 24 de julho, segundo Truman, em suas memórias, “casualmente mencionei a Stalin que nós tínhamos uma nova arma de força destrutiva incomum. O premier russo não mostrou especial interesse”. Winston Churchill, que estava presente, relatou, no último volume de suas memórias da II Guerra: “eu observei com a maior atenção o momento da conversa. Eu sabia o que o presidente [Truman] ia fazer. O que era vital medir era seu efeito sobre Stalin”. Churchill, no entanto, decepcionou-se, pois Stalin não deixou transparecer o menor sinal de que estava impressionado. Porém, no relato do marechal soviético George Zhukov, também presente em Potsdam, “... depois deste encontro, Stalin, em minha presença, falou sobre sua conversa com Truman a Molotov. O último [então presidente da Comissão Atômica da URSS] reagiu quase imediatamente: '(...) Nós temos que conversar sobre isso com Kurchatov e ver com ele se é possível apressar as coisas'”. O físico Igor Kurchatov era o chefe do programa nuclear soviético. Stalin, portanto, entendera perfeitamente o objetivo dos EUA.

 

Biblioteca do Paraná

Há mais de um ano a administração da Biblioteca Pública do Paraná fechou as portas do Telecentro que funcionava junto ao prédio na rua Cândido Lopes, no centro de Curitiba, com o argumento de que faria uma reforma na sala, no entanto nunca ocorreu qualquer trabalho de mudanças no local. Outra sala, do outro lado do prédio, seria disponibilizada para o funcionamento do serviço de internet com computadores disponíveis aos usuários, o que também nunca ocorreu. A sala encontra-se vazia, sem qualquer micro no local. Com isso os frequentadores da Biblioteca e os usuários do sistema de Internet ficam sem poder usar um serviço público, que funcionava bem e com grande demanda, por conta de incompetência administrativa da atual direção da Biblioteca Pública do Paraná.

Célio Borba - Curitiba, PR

 

Imigrantes

O Brasil precisa avançar nas políticas com os imigrantes. O que acontece no Acre atualmente precisa ser superado. Não importa a origem, a nacionalidade, todos no Brasil tem que ser tratados com dignidade. Essa é a política correta de um governo correto, ainda mais em um país que foi formado pelos imigrantes e que tem todas as condições de receber refugiados haitianos e outros imigrantes de outras nacionalidades. O Patriota fez uma reunião com os embaixadores do Haiti, Peru, Equador e Bolívia, e pediu que os países intensifiquem a fiscalização nas suas fronteiras para impedir a ação dos coiotes. É muito importante que não se tenha uma política de privar qualquer trabalhador de chegar ao Brasil e buscar melhores condições de vida, é importante também acabar com essa espécie de máfia que se beneficia de uma situação em que as pessoas se encontram vulneráveis. E que sejam bem vindos esses nossos novos irmãos haitiano-brasileiros.

Alice Matos – por correio eletrônico

 


Capa
Página 2
Página 3

ANP diz que pretende entregar pré-sal às múltis de 2 em 2 anos

Advogados de réus da AP 470 repudiam Barbosa por cercear direito de recursos

Dilma parabeniza Nicolás Maduro pela vitória eleitoral na Venezuela

Lula aplaude Maduro e critica EUA: ‘vira e mexe os americanos cismam em contestar uma eleição’ 

Requião: governo caiu na armadilha da privatização

Gleisi rejeita respeitar autonomia do porto de Suape, como pediu Eduardo Campos

“Barbosa acha que pode tudo”, afirma líder da Associação dos Magistrados

Tarso: A “Grande Mídia” é intolerante -1

Banquete pago por advogado para Luiz Fux pega mal e é cancelado

Página 4 Página 5 Página 6

Atos em Washington e Nova Iorque exigem fechamento de Guantánamo

Torturas no campo de concentração leva a rebelião dos presos e greve de fome

   Portugueses exigem fim do arrocho e do desemprego em ato comandado pela CGTP

Ingleses lotam Trafalgar Square para expressar sua repulsa a Thatcher cantando: “A bruxa está morta!”

Guantánamo está me matando

RPDC quer que Coreia do Sul se desculpe por desrespeito à imagem dos líderes nacionais

EUA usa seus drones para atacar funerais no Paquistão

Página 7 Página 8

As razões da Coreia Popular frente à agressão dos EUA & seus satélites