Partidos na ABI concluem: o caminho é chamar o povo às urnas e resolver a crise

O auditório da Associação Brasileira de Imprensa (ABI), com sede no centro do Rio de Janeiro, ficou completamente lotado na noite da segunda-feira (21), no ato em defesa da convocação de novas eleições como único caminho para a superação da grave crise vivida pelo país atualmente. "Queremos ancorar a solução da crise no que há de mais legítimo na democracia, que é o sufrágio universal, a soberania popular", defendeu o senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP).

"A crise só se resolve chamando o povo para decidir", acrescentou o senador. Ele lembrou que "há o caminho da cassação da chapa pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral) e há também a revogação popular que já tem até uma emenda constitucional neste sentido". "A saída da crise, sem traumas, é o vice-presidente convocar eleições em 60 dias em caso de vacância", afirmou o senador.

Participaram do ato, organizado pelo vereador Jefferson Moura (Rede-RJ), o presidente do PPL-RJ, Irapuan Ramos, o ex-deputado Wladimir Palmeira (PSB-RJ), o senador Cristovam Buarque (PPS-DF), o prefeito de Petrópolis e presidente interino do PSB-RJ, Jayme Bontempo (PSB), o senador Randolfe Rodrigues, a ex-senadora e vereadora de Maceió, Heloísa Helena, ambos da Rede, o sociólogo Luiz Eduardo Soares e o professor Cândido Mendes. Cerca de duzentas pessoas participaram da manifestação em defesa de novas eleições.

O ex-deputado Wladimir Palmeira (PSB) também defendeu a iniciativa de convocação imediata de eleições para superar a grave crise que abala o país e disse que "os votos de Dilma Rouseff foram deslegitimados, pois nas eleições ela falou que não tinha crise e não precisava de ajuste fiscal". "Ela não teve coragem de fazer esse enfrentamento", acrescentou o socialista. Para Palmeira, "o atual Congresso não tem autoridade moral para conduzir o processo de impeachment".

Irapuan Ramos afirmou que o que está provocando a crise política e a queda do governo Dilma, é "a adesão por parte do governo à política neoliberal impostas ao país pelas potências econômicas". "A manutenção dos maiores juros do mundo, o desvio de R$ 501 bilhões do orçamento para alimentar a especulação financeira e a entrega de nosso patrimônio pelo governo afundaram a economia do país e provocaram uma brutal recessão", denunciou o presidente do PPL-RJ. Ele alertou que o impeachment levaria Temer ao poder, o que significaria trocar seis por meia dúzia. O líder do PPL defendeu que a única saída para a crise "é a convocação de eleições gerais já".

Já o senador Cristovam Buarque (PPS-DF), ex-governador de Brasília, avaliou os vários caminhos que podem ser trilhados para afastar a presidente, diante da atual crise. Depois de analisar com detalhes todas as alternativas, ele concluiu que a eleição é a melhor opção. "A convocação de eleições gerais resolveria tudo", disse o senador.

A ex-senadora Heloísa Helena (Rede-AL) disse que "há caminhos dentro da legalidade que podem levar às eleições diretas ainda esse ano". "É um argumento fraudulento, demagógico e repugnante dizer que existe golpe de um lado ou de outro. O que esperamos é entregar ao povo brasileiro a possibilidade de discutir e decidir o seu destino", afirmou a senadora. "Não é justo que de repente alguém morra no meio das manifestações e seja levado como estandarte para viabilizar posição a ou b", acrescentou.

Os participantes do ato saíram convencidos de que a população brasileira deve ser convocada a se posicionar imediatamente diante atual da situação. Por isso, diversos outros atos como este, serão realizados por todo o Brasil nas próximas semanas.

 

Capa
Página 2
  Página 3

Povo brasileiro exige imediata convocação de eleições gerais

Partidos na ABI concluem: o caminho é chamar o povo às urnas e resolver a crise

Ministro da Justiça provoca revolta na PF

Para juristas, Sérgio Moro foi correto ao divulgar grampos

Lava Jato descobre o Setor de Propina da Odebrecht

Governo sofre derrota no STF e Lula continua fora do ministério

Página 4 Página 5

Metalúrgicos de S. José lançam campanha ‘Fora PT/PMDB/PSDB’

RJ: servidores voltam às ruas e secretário diz que salário poderá ser parcelado novamente

Governo do PR estrangula universidades estaduais exigindo transferência de 80% dos seus recursos

2,5 mil estivadores do Porto de Santos fizeram paralisação de 24 horas por reajuste salarial e direitos

Governo deveria desistir de alterar Previdência, diz Paim

Situação é de fome nas escolas de São Paulo, relata professora

ESPORTES

Página 6

Pacto UE-Turquia agrava a crise com deportação de refugiados

Argentina: pesquisa aponta redução drástica do poder aquisitivo dos 10% mais pobres desde a posse de Macri

Ministro do Trabalho inglês renuncia contra corte no orçamento para apoio a deficientes

Bruxelas: atentados deixam 34 mortos e mais de cem feridos

Exército sírio avança para retomar do EI cidade histórica de Palmira

Página 7

Raúl: ‘Normalização só com fim do bloqueio e volta de Guantánamo’ são essenciais”

Para Cuba, “direitos humanos e direitos sociais são indissolúveis”

Bloqueio dos EUA a Cuba é ‘Plano Marshall’ às avessas: perdas vão a US$ 121 bilhões

FDIM homenageia na ONU Vinnie Burrows, presidente da ‘Mulheres por Igualdade Racial e Econômica’- WREE

Bernie Sanders vence nas primárias internacionais do Partido Democrata

RPDC pede ao CS da ONU para tratar das manobras dos EUA/Seul

Banco dos BRICS começa a operarcom yuan em substituição ao dólar

Okinawa: marine estupra japonesa e multidão exige: fora tropas ianques

Página 8

História da Petrobrás - (5)