Divulgação

Deputado Paulo Ramos  preside Sessão Solene na Alerj em homenagem ao Che

 

Che é homenageado no Rio de Janeiro

“Soy loco por ti America: 50 anos da morte de Che Guevara” foi tema do evento realizado pelo Departamento de Ciência Política, no dia 11 de outubro, no Salão Nobre do Instituto de Filosofia e Ciências Sociais da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IFCS/UFRJ).

Participaram da mesa, como palestrante, Valter Duarte Ferreira Filho, professor de Ciência Política da UFRJ e da UERJ, Camila do Valle, pesquisadora do LEHC do IFCS/UFRJ, Vivaldo Barbosa, secretário de Justiça no Governo Leonel Brizola e Irapuan Santos, fundador do MR8 e dirigente do Partido Pátria Livre (PPL).

A pesquisadora Camila do Valle resgatou a história do médico argentino que percorreu a América Latina, contando partes importantes da trajetória do revolucionário, seu encontro com Fidel Castro no México até a vitoriosa revolução cubana. Camila destacou a participação de Che no processo da construção do socialismo, sua contribuição a outros povos, como na África, até seu assassinato na Bolívia.

Irapuan Santos fez um paralelo do processo da revolução cubana com a situação que passa o povo brasileiro e os povos do mundo hoje. Citando texto escrito por Che Guevara, destacou a importância da industrialização no processo de construção nacional. “Temos que implementar a industrialização do país, sem ignorar os muitos problemas que acompanham esse processo, mas uma política de aquecimento industrial exige certas medidas alfandegárias que proteja a indústria nacional nascente e um mercado interno capaz de absorver as mercadorias”. Che defendia que os cubanos deveriam “deter o controle de suas riquezas, assim como nacionalizar a telefonia, companhia de mal serviços e que cobra muito caro”.

Irapuan destacou que Che Guevara, que viveu apenas 39 anos, deu uma grande contribuição para a humanidade. “Essa é a luta que travamos neste momento no nosso país contra estes que estão aí para destruir o que construímos, por este governo totalmente vendido, subserviente”, disse Irapuan. “Nós sabemos, tivemos governos do nosso campo, que todos nós ajudamos, que achou que concessões sociais – bolsa disso, bolsa daquilo – seriam suficientes para que a gente fizesse uma transformação e aí abrimos mão de ter a nossa indústria, de apostar no povo, de defender a nossa produção, defender as nossas riquezas. Tudo que Che disse que era para ser feito, fizeram o contrário e hoje estamos numa situação em que as coisas precisam ser retomadas”.

Vivaldo Barbosa destacou a identidade que há com Che Guevara “na luta pela libertação nacional, de interesse nacional, da busca da identidade nacional para romper com a dominação do império, a dominação e o colonialismo que ainda paira sobre nós”, ressaltou. “Nós vemos uma grande semelhança entre o pensamento de Che com a revolução de 30, com o personagem e líder da revolução que foi Getúlio Vargas, “de que é preciso a industrialização para forjar uma nação, que é preciso controle das fontes de energia, do petróleo, da eletricidade e outras, que é preciso o controle das economias nacionais”.

O médico Eduardo Costa participou do evento promovido, no mesmo dia, pelo Movimento de Resistência Leonel Brizola (MRLB), onde Che Guevara foi mais uma vez homenageado. O secretário de Saúde de Leonel Brizola fez um rico relato da vida de Che e da construção do socialismo em Cuba.

ALERJ

A Assembléia Legislativa do Rio de Janeiro realizou Sessão Solene em homenagem a Ernesto Che Guevara nos 50 anos de sua morte, por iniciativa do deputado Paulo Ramos. “Che Guevara continua sendo uma referência, principalmente para nossa juventude, a juventude revolucionária que precisa conhecer a história de Che Guevara, mas também assumir as idéias do Che Guevara”, declarou o deputado Paulo Ramos.

Durante a solenidade, foram homenageados com a Medalha Tiradentes, a Associação José Marti, presidida por Zuleide Faria de Mello, entidade que promove o intercâmbio entre Brasil e Cuba, e o coronel do Exército Kardec Lemme, que lutou contra o nazismo na II Guerra Mundial e foi contra a ditadura no Brasil.
 

 

Capa
Página 2

Página 3

STF decide amesquinhar-se e favorece o tucano Aécio

Relator de estimação de Temer foi da UDN, da Arena e vice de Maluf na eleição de 89

Maia finge que está zangado com Temer

Molon: “Quem está sob suspeita e precisa ser processado é Temer”

Randolfe: ‘STF contribuiu com a impunidade’

Exposição da heróica trajetória de Jango é inaugurada na Câmara

Apartamento de Lula: Hospital confirma visita de contador a Glaucos para forjar pagamentos

TRF-2 revoga prisão do almirante Othon Pinheiro

Página 4 Página 5

Em encontro, juízes aprovam combate à “reforma” da CLT

SP: metalúrgicos reúnem centenas contra aplicação da lei da escravidão

Policiais civis e técnicos-científicos aderem à greve no RS contra parcelamento de salários

Sintergs: ‘greve é pelo pagamento dos salários e contra essa política de desmonte do nosso Estado’

Gilmar Mendes decide que Sartori pode demitir servidores de estatais sem negociação coletiva

FST convoca mobilização dia 27 contra ‘reformas’ de Temer

PA: Justiça condena Cyrela por fraudar direitos do trabalhador

Justiça cobra União sobre contratos de hospitais do RJ. Médicos alertam para caos

 

 

 

Página 6

Servidores saem às ruas contra arrocho e demissões de Macron

Comissão do Senado do Paraguai: camponeses de Curuguaty são vítimas de “aberração jurídica”

Israelenses e palestinas atravessam Israel em “Marcha pela Paz”

Afegãos alertam os norte-americanos: “Invasores não terão descanso”

Fantoches líbios aprisionam 3.151 migrantes em campo de concentração

Ministério Público de Portugal indicia o ex-primeiro-ministro Sócrates em 31 crimes de corrupção

Ex-ministros de Chávez conclamam eleitores a não votar em maduristas nem na coalizão direitista MUD

Página 7

Trump envia ao Congresso pacote de maldades contra imigrantes

    Correio da Irlanda lança selo para homenagear Che Guevara

    Incêndios alastram-se e deixam mais de 20 mortos na Califórnia

    Direto da ‘creche de adultos da Casa Branca’: Trump desafia Rex Tillerson para teste de QI


    Japonesa Kobe Steel admite fraude em relatórios de qualidade


   'Se Trump retirar-se do Acordo Nuclear, EUA é que mais perderá’, afirma Rouhani, presidente do Irã



 
  EUA faz provocação à RPDC com bombardeiros estratégicos  



 

Página 8

Os Andradas e outros heróis da Independência do Brasil - 9