11ª Mostra Mosfilm de Cinema Soviético e Russo ganha versão online no SPCINE PLAY

Programação no app amplia alcance da Mostra Mosfilm até 08 de dezembro

A 11ª Mostra Mosfilm de Cinema Soviético e Russo encerrou na última semana a sua programação presencial. A edição, no entanto contará com uma novidade. Até o dia 8 de dezembro, uma seleção de filmes da Mostra estará disponível ao público de casa por meio da plataforma SPCINE PLAY.

A Mostra Mosfilm, produzida pelo Centro Popular de Cultura da UMES (CPC-UMES), apresenta obras de relevância de um dos maiores estúdios de cinema do mundo. Este ano, as exibições presenciais contaram com duas localizações: a Cinemateca Brasileira e o Centro Cultural São Paulo, este último em parceria com a SPCINE, a empresa de cinema e audiovisual de São Paulo.

A exibição online é fruto desta parceria, que oferecerá ao público sete produções de diferentes momentos do cinema soviético e russo.

FILMES SELECIONADOS

O ENCOURAÇADO POTEMKIN
1925 / P&B / 71 MIN. / ÉPICO 

Direção: Serguey Eisenstein
Roteiro: Nina Agadzhanova, Serguey Eisenstein e Grigori Aleksandrov
Com Andrei Fait, Aleksandr Antonov, Ivan Bobrov e Grigori Aleksandrov

Em 1905, marinheiros do Potemkin rebelam-se. A população da cidade portuária de Odessa apoia a revolta e é brutalmente reprimida. O encouraçado dispara contra o Quartel General czarista e parte ao encontro da frota do Mar Negro, visando sublevá-la.

Classificação Indicativa: não recomendado para menores de 14 anos

Curiosidades:

  • Baseado em eventos reais, e um dos filmes mais influentes da história do cinema, “O Encouraçado Potemkin” completa 100 anos em 2025
  • Revolucionou a linguagem cinematográfica, principalmente no que concerne à montagem.

A QUEDA DA DINASTIA ROMANOV
1927 / P&B / 62 MIN. / DOCUMENTÁRIO

Direção e roteiro: Esfir Shub

Documento histórico sobre os grandiosos e ao mesmo tempo trágicos eventos que marcaram a história da Rússia na virada do século XIX para o XX. As imagens, que retratam a vida do povo e da elite governante, demonstram claramente a gravidade das contradições sociais da Rússia pré-revolucionária.

Classificação Indicativa: não recomendado para menores de 10 anos

Curiosidades:

  • Esfir Shub foi pioneira na criação dos “documentários de compilação” (feitos a partir de imagens de arquivo de eventos reais), sendo este filme considerado o primeiro do gênero.
  • O filme foi realizado para comemorar o aniversário de 10 anos da Revolução de Outubro.

O SEGREDO DA NOITE ETERNA
1955 / COR / 79 MIN. / FICÇÃO CIENTÍFICA

Direção: Dmitry Vassilev
Roteiro: Igor Lukovsky
Com Ivan Pereverzev, Danuta Stolyarskaya, Mikhail Astangov, Konstantin Bartashevich

Uma explosão no fundo do Oceano Pacífico faz com que a vegetação subaquática aumente rapidamente de tamanho. Denisov, pesquisador de um Instituto de Oceanologia que testemunhara o desastre, presume que o fenômeno se deva a um novo elemento radioativo, que deve ser estudado com urgência. Ele precisa descer ao fundo do oceano, mas começa a perder a visão por conta do efeito da radiação.

Classificação Indicativa: livre

Curiosidades:

  • O diretor do filme, Dmitry Vassilev, foi assistente de direção de dois clássicos do cinema soviético: “Lenin em Outubro”, de Mikhail Romm, e “Aleksandr Nevsky”, de Serguey Eisenstein.
  • O filme estreou primeiro na televisão, em junho de 1956, e posteriormente nos cinemas, em setembro do mesmo ano.

O CAMINHO PARA SATURNO
1967 / P&B / 82 MIN. / GUERRA

Direção:  Villen Azarov
Roteiro: Mikhail Bleyman, Vassily Ardamatsky, Villen Azarov
Com Mikhail Volkov, Georgy Zhzhenov, Arkady Tolbuzin e Valentina Talyzina

O Capitão Krylov, oficial de inteligência soviético, infiltra-se na organização altamente secreta “Saturno” com o objetivo de conquistar a confiança dos líderes do centro de sabotagem hitlerista e transmitir uma mensagem importante a Moscou.

Matriz restaurada pelo Estúdio Mosfilm em 2025

Classificação Indicativa: não recomendado para menores de 14 anos

Curiosidades:

  • Baseado na obra de V. Ardamatsky, “Saturno é Quase Invisível”, por sua vez inspirado na vida do agente russo Aleksandr Ivanovich Kozlov.
  • Tropas reais do Distrito Militar dos Cárpatos adicionaram autenticidade às filmagens, e em vez de cenários foram usadas locações reais, requerendo uma enorme quantidade de filme.

O FIM DE SATURNO
1967 / P&B / 95 MIN. / GUERRA

Direção: Villen Azarov
Roteiro: Mikhail Bleiman, Vassily Ardamatsky, Villen Azarov
Com Mikhail Volkov, Lyudmila Maksakova, Georgy Zhzhenov e Vladimir Pokrovsky

Nessa continuação de “O Caminho Para Saturno”, o oficial de inteligência soviético Krylov trabalha na organização de espionagem alemã “Saturno”, no território ocupado da Bielorrússia, sob o nome de Kramer. Ele transmite a Moscou os nomes e características dos sabotadores nazistas enviados à retaguarda soviética.

Matriz restaurada pelo Estúdio Mosfilm em 2025

Classificação Indicativa: não recomendado para menores de 14 anos

Curiosidades:

  • Baseado na obra de V. Ardamatsky, “Saturno é Quase Invisível”, por sua vez inspirado na vida do agente russo Aleksandr Ivanovich Kozlov.
  • Villen Azarov, batizado em homenagem a Vladimir Ilich Lenin, escolheu o tema de Saturno inspirado pela trajetória do pai, Avraam Azarov, major da segurança do Estado, por conta do cinquentenário da Agência de Inteligência Soviética.

DEVANEIO DE PRIMAVERA
1975 / COR / 22 MIN. / DRAMA

Direção: Karen Shakhnazarov
Roteiro: Vassily Shukshin e Karen Shakhnazarov
Com Aleksandr Safronov, Nina Grebeshkova, Gueorgy Burkov e Nikolai Smirnov

O jovem médico Solodovnikov é enviado a um hospital em uma zona rural para um período de três anos de residência. Constantemente atrasado para suas tarefas diárias, o rapaz faz planos ambiciosos para sua carreira, e os descreve em seu diário que marca a chegada da Primavera.

Classificação Indicativa: não recomendado para menores de 10 anos

Curiosidades:

  • Curta metragem de estreia do diretor Karen Shakhnazarov, e seu trabalho de conclusão de curso no Instituto Estatal de Cinema (VGIK)
  • Inspirado no conto “Um passo à frente, Maestro!”, do escritor e cineasta Vassily Shukshin

NO SUBMUNDO DE MOSCOU
2023 / COR / 129 MIN. / AVENTURA

Direção: Karen Shakhnazarov / Roteiro: Elena Podrez, Ekaterina Kochetkova, Karen Shakhnazarov / Música: Yury Poteenko
Com: Konstantin Kryukov, Mikhail Porechenkov, Anfisa Chernykh e Evgeny Stychkin

Moscou, 1902. O famoso diretor de teatro Konstantin Stanislavsky, em busca de inspiração para uma nova peça, decide se aprofundar na vida do “submundo” da cidade. Ele pede ajuda a Vladimir Gilyarovsky, reconhecido especialista nas periferias de Moscou. Juntos, eles vão ao lendário bairro dos bandidos, Khitrovka, e se envolvem na investigação do assassinato de um misterioso residente local: um sikh indiano com um passado sombrio…

Classificação Indicativa: não recomendado para menores de 14 anos

Curiosidades:

  • Inspirado no romance “O Signo dos Quatro”, de Arthur Conan Doyle e em um evento real: a tour de Stanislavsky acompanhado por Gilyarovsky pelo distrito de Khitrovka.
  • O filme estreou em 18/05/23, em 1800 salas de cinema da Rússia, depois de liderar as pré-vendas de ingressos na semana anterior.

SPCINE PLAY

A SPCINE PLAY foi a primeira plataforma de streaming público do Brasil, servindo de modelo para setor e segue com a proposta de trazer ao público uma programação de cinema brasileiro, com recorte paulista e paulistano, devido ao vínculo com a Secretaria Municipal de Cultura e demais instituições de São Paulo. Atualmente, conta com mais de 400 títulos nacionais que podem ser acessados por meio do site, app para celulares e Smart TVs.

Para acessar:

www.spcineplay.com.br

Disponível em:

Smart TVs: LG, Samsung e Roku

Celulares e Tablets: Google Play Store (Android) e Apple Store (iOS)

Outras formas: Pode ser acessado por notebooks e também via Chromecast.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *