Com faixas afirmando: “Por Cuba, Unidade e Compromisso” , “Cuba Vencerá”, “Preservar e aperfeiçoar o socialismo” e “Viva o 1º de Maio”, uma gigantesca multidão tomou a avenida principal de Havana.
O momento culminante da marcha foi quando os cubanos cantaram a Internacional para firmar seu compromisso com a Revolução, o socialismo e o modelo sócio-econômico que escolheram adotar.
O Primeiro de Maio teve sua largada proferida por Raul Castro, primeiro-secretário do Partido Comunista de Cuba e presidente do Conselho dos Ministros de Estado, na Praça da Revolução José Marti, ao lado do presidente Diaz-Canel.
A marcha deste ano foi aberta pelos trabalhadores na Saúde em homenagem ao feito cubano que se colocou entre os países do mundo em que a imunização contra a Covid-19 mais avançou e dos poucos a desenvolver vacinas próprias.
Também participaram membros da direção do PC de Cuba, heróis condecorados, destacados trabalhadores.
Cerca de 1.600 amigos de Cuba convidados vieram de 68 países e representante de 209 organizações sindicais de todo o planeta.
Ulises Guilarte de Nacimiento, secretário-geral da Confederação dos Trabalhadores Cubanos, CTC, declarou que os Cubanos “marcham em blocos coloridos e compactos em defesa da patria”.
“Prevalece a vontade de contribuir para o desenvolvimento do país, a luta pela paz, a rexolução ideológica que comporta a elevação da eficiência no trabalho, maior qualidade nos serviços e na produção, o desenvolvimento abrangente das cadeias de produção mediante o programa de substituição de importações e geração de exportações”.
Entre as razões para comemorar, o secretário-geral destacou o 55º aniversário da campanha contra o analfabetismo, os 60 anos desde a chegada do barco Granma a Cuba e 90º aniversário de nascimento do líder da Revolução Cubana, Fidel Castro Ruz.
Guilarte denunciou o bloqueio econômco, commercial e financeiro imposto pelso Estados Unidos a Cuba e disse que a resposta é a vitoriosa praça colorida e respirando. “Continuaremos lutando contra a desigualdade, pela dignidade e bem-estar dos trabalhadores, sob quaisquer circunstâncias e marcharemos fimemente para garantir a vitória”, destacou o líder sindical em seu pronunciamento.
Assista o vídeo do ponto alto do desfile de 1º de Maio, a multidão entoando a Internacional: