Ato contra Bolsonaro leva milhares às ruas do Recife

Protesto na capital de Pernambuco, Recife, levou milhares às ruas de forma pacífica - Foto: Reprodução/G1

Os brasileiros estão nas ruas neste sábado (24) em atos contra o governo Bolsonaro. 

A capital de Pernambuco, Recife, amanheceu com um protesto que reuniu milhares de pessoas, no Centro da cidade. O ato foi convocado por movimentos sociais e estudantis, partidos políticos e centrais sindicais.

Os manifestantes pediam o impeachment de Bolsonaro e cobravam o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL) que dê andamento ao processo de impeachment do presidente.

A agilidade na vacinação contra a Covid-19 também foi muito pedida durante o protesto que ao longo da caminhada, os manifestantes repetiam os gritos como “Bolsonaro vai cair” e “Bolsonaro genocida”. 

A frase “Fora Bozo corrupto genocida” no meio-fio da Avenida Conde da Boa Vista. A referência ao palhaço é comumente usada para se referir a Bolsonaro, desde 2018.

Pela janela, manifestante acompanha o protesto na capital pernambucana – Foto: Patrícia Aguiar/G1

Representantes da coalizão evangélica contra Bolsonaro também participaram do protesto na capital pernambucana.

Os manifestantes ainda carregavam faixas defendendo o voto eletrônico.

Muitas crianças também participavam do protesto e um menino carregava um cartaz dizendo “Bolsonaro você nos ensinou o que é um genocídio”.

A alta no preço dos alimentos durante a pandemia também foi lembrada pelos manifestação, que pediam a realização de políticas de erradicação da fome e da pobreza. 

Pessoas que perderam parentes para a Covid-19 carregam cartazes pedindo justiça e reparação.

BRASIL E NO MUNDO

Ao todo 426 atos estão confirmados para acontecer neste sábado, em 405 cidades e 15 países.

Até 12h30 houve protestos em andamento em pelo menos 20 municípios, em dez estados – sendo dez capitais. Além de Recife, Rio de Janeiro, Salvador, Belém, Palmas, Teresina, Goiânia, Campo Grande, João Pessoa e Boa Vista.

Protesto na capital da Paraíba, João Pessoa

Os atos pelo Brasil foram convocados por entidades sindicais, estudantis, partidos políticos e movimentos sociais. Durante os protestos que estão em andamento, os participantes usaram máscaras e a maioria respeita o distanciamento social recomendado pelas autoridades da saúde. Em alguns momentos, porém, houve aglomeração, mas sendo dissipada pelos próprios manifestantes.

Protesto em Maceió neste 24 de julho

Com bandeiras, cartazes e faixas, os manifestantes criticaram a conduta de Bolsonaro no combate à pandemia. Além disso, pedem investimentos na geração de emprego e defesa dos serviços públicos, principalmente o SUS.

Assim como nas manifestações contra Bolsonaro que aconteceram no inicio do mês, os protestos ocorrem de forma pacífica. A maioria dos manifestantes usam máscara como medida de proteção contra o coronavírus.

Veja imagens dos atos em cidades brasileiras:

Recife – PE

João Pessoa – PB

https://twitter.com/PedroIg03262718/status/1418939452542554112?s=20

Caucaia – CE

Palmas – TO

Pelotas – RS

Salvador – BA

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *