Recife abre manifestações contra Bolsonaro neste 3 de julho

Milhares de pessoas participaram do ato em Recife na manhã deste sábado - Foto: Priscilla Aguiar/G1

Neste 3 de julho, milhares de pessoas voltam às ruas em protestos contra o governo Bolsonaro. O Centro do Recife, capital de Pernambuco, foi tomado por manifestantes nesta manhã de sábado.

O ato foi convocado por movimentos sociais e estudantis que exigem também vacinação em massa contra a Covid-19 e defendem a apuração dos crimes cometidos pelo governo Bolsonaro denunciadas pela CPI da Pandemia, realizada no Senado Federal.

A concentração começou por volta das 9h na Praça do Derby, de onde saíram em caminhada por volta das 10h, em direção à Avenida Conde da Boa Vista, chegando à Ponte Duarte Coelho por volta das 11h. Por volta das 12h, o ato foi encerrado e as pessoas dispersaram.

“As ruas de todo o Brasil são o palco de luta pra pedir o Fora Bolsonaro. Estamos na rua pela vacina, pelo pão e pela vida”, destacou Stephannye Vilela, Presidenta União dos Estudantes de Pernambuco na concentração do ato no Recife.

A manifestação pediu também para que o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), dê andamento ao pedido ampliado de impeachment de Bolsonaro apresentado esta semana por entidades do movimento social e partidos políticos. Os manifestantes levaram simulações de nota de um dólar, manchadas de vermelho, em alusão à suspeita de propina na compra de vacinas contra Covid-19.

Houve também a presença de representantes de povos indígenas, que se posicionaram pela demarcação de territórios e contra o PL 490, que ataca os direitos indígenas que está em votação na Câmara dos Deputados.

O ato aconteceu de forma pacífica acompanhado por 11 agentes conciliadores que atuam em secretarias do Governo de Pernambuco e por agentes da Polícia Militar.

https://twitter.com/UJSBRASIL/status/1411318901296803840?s=20

Paraíba

Em João Pessoa, manifestantes lembraram as vítimas da pandemia e do governo Bolsonaro – Foto: Juan Vilar/Cuca da UNE

Em João Pessoa, na Paraíba, os manifestantes fizeram homenagem às mais de 520 mil pessoas que morreram pela Covid-19 “Nossas vidas valem muito mais que 1 dólar”, destacaram os manifestantes em alusão às denúncias de propina cobradas por membros do governo federal para a compra de vacinas.

Na capital paraibana, a concentração começou por volta das 9h, na frente do colégio Lyceu Paraibano, no Centro da capital paraibana. Às 10h30, o protesto seguiu pelo Parque Solón de Lucena até o Ponto de Cem Réis.

Os manifestantes carregaram cartazes com dizeres contra o presidente Jair Bolsonaro e pedidos por mais doses da vacina. Na concentração, desenharam no chão corpos e colaram fotos de pessoas que morreram vítimas da Covid-19.

Equipes de biossegurança distribuíram máscaras e álcool em gel para os participantes. Além disso, os manifestantes caminharam em fila para respeitar o distanciamento social.

São esperados mais de 340 atos por Fora Bolsonaro neste 3 de julho. Veja imagens de alguns deles:

Pará

Bahia

Alagoas

https://twitter.com/J_LIVRES/status/1411350265119268864?s=20

Santa Catarina

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *