Na pesquisa anterior, feita no começo de dezembro, os que consideraram o presidente como bom ou ótimo eram 38% e os que achavam-no ruim ou péssimo eram 30%
O Instituto Datafolha divulgou nesta quinta-feira (21) uma pesquisa mostrando uma piora na avaliação do desempenho do presidente Lula. Consideram o trabalho do presidente ótimo ou bom 35%, contra 33% que o avaliam como ruim ou péssimo. 30% dos 2.002 entrevistados de 147 cidades na terça (19) e quarta-feira (20) acham a situação regular.
Na pesquisa anterior, feita no começo de dezembro, os que consideraram o presidente como bom ou ótimo eram 38% e os que achavam-no ruim ou péssimo eram 30%. Nas duas pesquisas, Lula marcou 30% de avaliação regular.
O instituto perguntou sobre se Lula teve mais vitórias ou derrotas no governo. O resultado é que 44% dos entrevistados acham que o presidente tem mais vitórias do que derrotas, enquanto 42% consideram o contrário. Já 6% não veem nenhuma das situações e 3%, um empate.
O Datafolha mostrou que 58% dos entrevistados consideram que Lula faz menos do que poderia ter feito no seu governo, índice semelhante ao de dezembro. Apenas 15% acham que ele fez mais, e 24%, o esperado. No geral, 56% acham que sua vida está igual sob Lula, ante 25% que a veem melhor, e 20%, pior.
O próprio presidente, assim como outros institutos de pesquisa, já haviam detectado esta piora na avaliação do governo. O presidente Lula fez até uma reunião ministerial e reconheceu que havia uma grande expectativa no país e que as medidas para acelerar a economia precisam andar mais rápido.
Na semana passada, o presidente comentou as avaliações de seu governo, disse que está aquém daquilo que foi prometido e reafirmou que seu objetivo é melhorar a vida do povo. “Eu tenho certeza absoluta que não tem nenhuma razão para o povo brasileiro me dar 100% de popularidade porque ainda nós estamos muito aquém daquilo que nós prometemos”, disse Lula na ocasião.
“Eu sei o que prometi para o povo. Eu sei os compromissos que fiz para o povo. Eu sei que até agora nós preparamos a terra, nós aramos a terra, nós adubamos a terra e colocamos a semente. Cobrimos a semente agora. Este é o ano em que a gente vai começar a colher aquilo que nós plantamos”, acrescentou.