
Um abaixo assinado por eslovacos pedindo a retirada das sanções da União Europeia – em submissão a Washington – contra a Rússia, passou das 400 mil assinaturas e agora o presidente da Eslováquia, Peter Pellegrini terá que dar uma resposta à petição que exige referendo dentro de um mês.
“O Gabinete do Presidente da Eslováquia trabalhará com as listas da petição em total conformidade com a lei,” comunicou o governo do país.
Pela lei da Eslováquia, se um abaixo-assinado ultrapassar 350 mil assinaturas, um referendo sobre o assunto deve ser feito. Primeiro eles vão averiguar se a coleta das assinaturas obedece às regras da legislação e se estiver tudo nos conformes eles irão anunciar a data para o referendo.
O grupo ‘Movimento de Reavivamento Eslovaco’, que fez o abaixo-assinado, entregou as assinaturas ao gabinete do presidente da Eslováquia, eles dizem que as sanções, além de não atingirem o objetivo a que se propõem, pois a economia russa cresce enquanto a da Europa emperra, acabam causando um impacto negativo na economia eslovaca, dado o problema causado com o fim da importação do gás russo, bem mais em conta do que a importação imposta pelos Estados Unidos.