![](https://horadopovo.com.br/wp-content/uploads/2018/11/5-Mostra-Mosfilm-aberturaPweb.jpg)
Mostra foi aberta simultaneamente em São Paulo e Porto Alegre, com entrada gratuita
Com o clássico “Vá e Veja”, de Elem Klimov, foi aberta na noite de quinta-feira em São Paulo a 5ª Mostra Mosfilm de Cinema Soviético e Russo, na Cinemateca Brasileira. Nesta quinta edição, a mostra, que lotou inteiramente a sala em sua abertura, traz uma adaptação ao cinema de um dos maiores nomes da literatura universal, Liev Tolstoi. Em mensagem enviada à abertura, o Diretor Geral do Mosfilm, Karen Shakhnazarov, disse que estava muito feliz com o evento. “Eu valorizo sinceramente a atenção do público brasileiro aos filmes produzidos pelo Mosfilm”, afirmou Shakhnazarov.
“Trazemos ao público brasileiro, em primeira mão, a versão restaurada dos quatro episódios daquela que é considerada a melhor adaptação cinematográfica do romance Guerra e Paz”, anunciou Lucas Chen, presidente da UMES – União Metropolitana dos Estudantes Secundaristas. A Mostra Mosfilm de Cinema Soviético e Russo é uma realização do CPC-UMES Filmes com o Estúdio Mosfilm, maior e mais antigo estúdio da Europa, em parceria com a Cinemateca Brasileira e a Cinemateca Paulo Amorim.
Na abertura, o público recebeu a saudação também de Leandro Pardi, da Cinemateca, Vera Gers Dimitrov, do Grupo Cultural Volga, Valério Bemfica, presidente do CPC-UMES.
Valério destacou que o filme apresentado na abertura, traz à memória “os horrores cometidos pelo fascismo” e “serve para nos lembrar do resultado incontornável de quando o ódio e a estupidez triunfam”.
Em São Paulo, durante toda a programação estará no espaço da Cinemateca a exposição “As Matryoskhas”, de Nadia Ramirez Starikoff, com obras
![](https://horadopovo.org.br/wp-content/uploads/2018/11/matry-2.png)
Nadia ao lado de suas matryoshkas
inspiradas nas tradicionais bonecas de origem russa. E no domingo, dia 2/12, além da exibição na tela externa, a partir das 13h a Cinemateca receberá barracas com comidas, bebidas e artesanato típicos da região da tradicional Feira do Leste Europeu, que acontece em São Paulo.
Presente à abertura em São Paulo, a presidente do Partido Comunista do Brasil, PCdoB, Luciana Santos, deputada federal, eleita vice-governadora de Pernambuco, afirmou de sua felicidade de “ver a qualidade da mostra, que já é uma realidade, pois já está na 5ª versão. E trazendo o cinema russo e soviético suas análises, ensejando discussões atuais. Parabenizo os realizadores pela qualidade dos filmes e pela quantidade de pessoas que vieram para a abertura. ”
A artista plástica Nadia Ramirez, que expôs sua série de trabalhos baseados nas matryoshkas, falou de sua emoção de poder participar dessa mostra que traz tanto da história, da cultura russa e, em um ambiente dessa beleza que é a Cinemateca, com um público que irradia uma energia que contagia”.
Andrés Henrique, formado em cinema pela FAAP, destacou a qualidade do trabalho de restauração do filme Vá e Veja. “O filme transcorre em um clima pesado, muito forte, mas no momento em que nós estamos, o recado é bem direto”.
“Além disso”, prosseguiu Andrés, “a UMES Filmes está de parabéns, pois essa relação com o cinema russo é importantíssima, porque no Brasil nós não conhecemos o cinema russo. O grande público não tem acesso, na faculdade se estuda bem pouco. O que é uma contradição, sabendo que a Mosfilm é a maior montadora que existia, no período da União Soviética, um cinema que é pioneiro na montagem de filmes. Então essa mostra é um resgate dessa produção que é da maior importância histórica para o cinema”.
Simultaneamente a mostra também teve início em Porto Alegre, na Cinemateca Paulo Amorim, na Rua dos Andradas, 736, no Centro Histórico.
Em São Paulo a mostra acontece até 5 de dezembro, e em Porto Alegre, até 12 de dezembro. A Mostra Mosfilm de Cinema Soviético e Russo é uma realização do CPC-UMES Filmes com o Estúdio Mosfilm, maior e mais antigo estúdio da Europa, em parceria com a Cinemateca Brasileira e a Cinemateca Paulo Amorim.
Vá e Veja (1985), de Elem Klimov, que é considerado um dos melhores filmes sobre a guerra e suas terríveis consequências na vida das pessoas, foi restaurado em 2017, em um processo coordenado pelo Diretor Geral do Mosfilm, o cineasta Karen Shakhnazarov, que levou quatro meses para ser concluído.
As restaurações são destaques da Mostra. Além de Vá e Veja, também serão apresentadas cópias restauradas de obras como Cidade Zero (1988), de Karen Shakhnazarov, o vencedor da Palma de Ouro, Quando Voam as Cegonhas (1957), de Mikhail Kalatozov – que contará com uma sessão especial ao ar livre no domingo, dia 2/12 –, e a adaptação do romance Guerra e Paz, de Liev Tolstoi. Dividido em quatro partes, o épico de Serguei Bondarchuk foi premiado com o Oscar de Melhor Filme Estrangeiro em 1969 e reconstitui a Batalha de Borodino. O filme conta com mais de 300 atores, 120 mil figurantes, cerca de 200 canhões e 100 mil rifles.
Tem ainda destaque na 5ª Mostra o novíssimo Decisão: Aniquilação (2018), de Aleksander Aravin.
Toda a programação tem entrada gratuita. Os ingressos serão distribuídos na bilheteria uma hora antes de cada sessão, sujeito à lotação da sala.
Esta é a quarta vez que a União Gaúcha de Estudantes Secundaristas, UGES, em uma parceria do CPC-UMES Filmes e a Cinemateca Paulo Amorim recebe o evento.
Cinemateca Brasileira : Largo Senador Raul Cardoso, 207 – Vila Clementino, SP – 3512 6111 – contato@cinemateca.gov.br
Informações: 3672 6324 – mostramosfilm@umes.org.br
Abertura: 29 de novembro, às 19:30h
Em Porto Alegre, a Mostra acontece na Cinemateca Paulo Amorim – Rua dos Andradas, 736 – Centro Histórico, Porto Alegre – RS , Telefone: 3226-5787
De 29 de novembro a 12 de dezembro.
Programação em São Paulo
![](https://horadopovo.org.br/wp-content/uploads/2018/11/P8-filme.jpg)
Vá e Veja, foi restaurado em 2017
Dia 29, quinta-feira – às 19:30h – Abertura
Vá e Veja – 1985 / COR / 136 MIN / GUERRA
Direção: Elem Klimov – Elenco: Aleksei Kravchenko, Olga Mironova, Vladas Bagdonas, Lyubomiras Lauciavicius – Argumento e Roteiro: Ales Adamovich – Música: Oleg Yanchenko
Sinopse: Na 2ª Guerra Mundial, o adolescente Floria, de uma aldeia bielorrussa, encontra um velho fuzil e se junta ao movimento guerrilheiro que resiste aos invasores. A ocupação da Bielorrússia foi de uma selvageria sem precedentes, com mais de 600 vilas aniquiladas e 2,2 milhões de mortos. Em 1985, o filme foi vencedor do Festival de Cinema de Moscou e ganhou o prêmio da Federação Internacional dos Críticos de Cinema. Em 2017, venceu o Festival de Veneza, na categoria de “melhor filme restaurado”.
![](https://horadopovo.org.br/wp-content/uploads/2018/11/Filme-Cidade-Zero.jpg)
Cidade Zero
Dia 30, sexta-feira – às 19h
Cidade Zero – 1988 / COR / 101 MIN / COMÉDIA
Direção: Karen Shakhnazarov – Elenco: Leonid Filatov, Vladimir Menshov, Evgeny Evstigneev e Oleg Basilashvili – Argumento e Roteiro: Aleksandr Borodyansky / Karen Shakhnazarov – Música: Eduard Artemev
Sinopse: Durante a perestroika, quando tudo parece estar de cabeça para baixo, Aleksei Varakin, representante de uma indústria de Moscou, é enviado a uma pequena cidade para tratar com um fornecedor de máquinas de ar condicionado. O que era uma viagem de negócios corriqueira se transforma em pesadelo.
Dia 30, sexta-feira – às 21h
Decisão: Aniquilação – 2018 / COR / 96 MIN / AÇÃO
Direção: Aleksandr Aravin – Elenco: Igor Petrenko, Aleksei Vertkov, Ayub Tsingaev e Ivan Shakhnazarov – Argumento e Roteiro: Buzin Alexey / Kosov Pavel / Pavlov Pavel – Música: Yuri Poteenko
Sinopse: Em setembro de 2004, terroristas chechenos invadiram uma escola, na cidade russa de Beslan, fazendo mais de 1200 reféns. Dois dias depois detonaram explosivos que tinham plantado na escola e atiraram nos reféns, matando mais de 330 pessoas, entre elas 186 crianças. “Decisão: Aniquilação” relata a ação para eliminar o líder dos terroristas, Shamil Bazgaev.
Dia 1, sábado – às 15h
Guerra e Paz I – Andrei Bolkonsky – 1965 / COR / 146 MIN / DRAMA
Direção: Serguei Bondarchuk – Elenco: Serguei Bondarchuk, Lyudmila Saveleva, Vyacheslav Tikhonov e Boris Zakhava – Argumento original: Liev Tolstoi – Roteiro: Serguei Bondarchuk / Vassily Salovyov – Música: Vyacheslav Ovchinnikov
![](https://horadopovo.org.br/wp-content/uploads/2018/11/P8-outra.jpg)
Sergeui Bondarchuk dirigiu, coescreveu e estrelou Guerra e Paz como Pierre Bezukhov
Sinopse: Considerada a mais fiel adaptação cinematográfica do clássico de Tolstoi, o filme retrata o confronto entre Napoleão Bonaparte e a Rússia, relacionando-o às vidas das famílias Bolkonsky, Rostov e Bezukhov. O que começa como um desastre para os russos termina com uma reviravolta, à medida em que a união contra o inimigo comum dissolve o antagonismo entre aristocracia e campesinato. Em 1805, o príncipe Andrei Bolkonsky alista-se no Exército Russo. Gravemente ferido na Batalha de Austerlitz, onde os seus são esmagados, o príncipe é erroneamente dado como morto. Pierre Bezukhov, filho bastardo de um dos homens mais ricos do país, é apresentado à alta sociedade.
Dia 1, sábado – às 17:45h
Guerra e Paz II – Natasha Rostova – 1966 / COR / 97 MIN / DRAMA
Direção: Serguei Bondarchuk – Elenco: Serguei Bondarchuk, Lyudmila Saveleva, Vyacheslav Tikhonov e Boris Zakhava – Argumento original: Liev Tolstoi – Roteiro: Serguei Bondarchuk / Vassily Salovyov – Música: Vyacheslav Ovchinnikov
Sinopse: A segunda parte da adaptação do romance ocorre no ano de 1809. Andrei Bolkonsky se apaixona por Natasha Rostova, e a pede em casamento. Seu pai, o Conde Rostov, pede, porém, que aguardem o retorno do príncipe de uma viagem. Nesse interim, Natasha conhece Anatol Kuragin, e os dois acabam se envolvendo. Bolkonsky descobre o romance e anuncia o fim do noivado. Bezukhov declara seu amor por Rostova enquanto tenta consolá-la.
![](https://horadopovo.org.br/wp-content/uploads/2018/11/Filme-guerra-e-paz-ll.jpg)
Guerra e Paz II
Dia 1, sábado – às 19:40h
A Ascensão – 1977 / P&B / 109 MIN / DRAMA
Direção: Larisa Shepitko – Elenco: Boris Plotnikov, Vladimir Gostyukhin, Lyudmila Polyakova e Anatoly Solonitsyn – Argumento Original: Vassil Bykov – Roteiro: Yury Klepikov / Larisa Shepitko -Música: Alfred Schnittke
Sinopse: No inverno que assola a URSS durante a 2a. Guerra Mundial, dois partisans deixam seu acampamento a procura de alimentos para o grupo. A jornada é de provações e sofrimento. Capturados pelos nazistas, reagem diferentemente ao mesmo tratamento brutal. Adaptação do romance ‘Sotnikov’, do escritor Vassil Bykov. O filme ganhou o Urso de Ouro, no Festival de Berlim (1977).
Dia 1, sábado – às 21:40h
Criança Abandonada – 1939 / P&B / 68 MIN / COMÉDIA
Direção: Tatyana Lukashevich – Elenco: Veronika Lebedeva, Faina Ranevskaya e Pyotr Repnin e Rostislav Plyatt – Argumento e Roteiro: Agnya Barto / Ryna Zelyonaya – Música: Nikolai Kryukov
Sinopse: Quando sua mãe precisa sair de casa, a pequena Natasha fica sob a supervisão do irmão Yura. Ela escapa e vai passear sozinha pelas ruas de Moscou. A garotinha perambula pela cidade e faz muitos amigos. Participam de seu destino todos aqueles que Natasha conhece em sua aventura, cheia de diversão.
Dia 2, domingo – às 15h
Guerra e Paz III – O Ano de 1812 – 1967 / COR / 141 MIN / DRAMA
Direção: Serguei Bondarchuk – Elenco: Serguei Bondarchuk, Lyudmila Saveleva, Vyacheslav Tikhonov e Boris Zakhava – Argumento original: Liev Tolstoi – Roteiro: Serguei Bondarchuk / Vassily Salovyov – Música: Vyacheslav Ovchinnikov
Sinopse: O exército de Napoleão invade a Rússia em 1812. Pierre Bezukhov acompanha a preparação para o iminente confronto. Ele se voluntaria para a artilharia na Batalha de Borodino, maior cena de guerra já filmada, que contou com 300 atores, 120 mil figurantes e o uso de 200 canhões e 100 mil fuzis. A unidade de Bolkonsky espera na reserva durante o conflito, e o príncipe é atingido por estilhaços de um tiro de canhão. À medida que presenciamos a guerra em toda a sua crueza, ressalta-se o repúdio de Tolstoi ao que o próprio escritor descreve como “o contrário da lógica da razão e da natureza humanas”.
Dia 2, domingo – às 17h
Guerra e Paz IV – Pierre Bezukhov – 1967 / COR / 96 MIN / DRAMA
Direção: Serguei Bondarchuk – Elenco: Serguei Bondarchuk, Lyudmila Saveleva, Vyacheslav Tikhonov e Boris Zakhava Argumento original: Liev Tolstoi – Roteiro: Serguei Bondarchuk / Vassily Salovyov – Música: Vyacheslav Ovchinnikov
Sinopse: O Exército de Napoleão avança pelo território russo. Mas a evolução se mostra infrutífera pela efetividade da tática de “terra arrasada” do Exército Russo, sob o comando do marechal Mikhail Kutuzov, que não poupa Moscou, incendiando a cidade para que os invasores não encontrem “nem abrigo nem suprimentos”. Enquanto Moscou arde, os Rostovs se retiram e no caminho levam vários soldados feridos, entre eles Bolkonsky. Pierre Bezukhov permanece na cidade. Os franceses são derrotados na Batalha de Krasnoi, e iniciam o longo percurso de volta acossados pelas tropas russas.
![](https://horadopovo.org.br/wp-content/uploads/2018/11/Foto-quando-voam-as-cegonhas.jpg)
Quando Voam as Cegonhas
Dia 2, domingo – às 20h (Tela externa)
Quando Voam as Cegonhas – 1957 / P&B / 96 MIN / DRAMA
Direção: Mikhail Kalatozov – Elenco: Tatyana Samoylova, Aleksei Batalov, Vassily Merkurev e Aleksandr Shvorin – Argumento e Roteiro: Viktor Rozov – Música: Moisey Vaynberg
Sinopse: Veronika e Boris, um casal de namorados, é separado pela convocação do rapaz para se juntar ao Exército Vermelho durante a 2ª Guerra. Ansiosa por notícias, a moça é acolhida pela família de Boris quando sua casa é destruída por um bombardeio, e acaba forçada a se envolver com o primo do rapaz, com quem resignadamente se casa. Mas continua a esperar por Boris. Palma de Ouro de “melhor filme” no Festival de Cannes (1958).
Dia 3, segunda-feira – às 19:15h
O Incógnito de São Petersburgo – 1977 / COR / 86 MIN / COMÉDIA
Direção: Leonid Gayday – Elenco: Serguei Migitsko, Anatoly Papanov, Nonna Mordyukova e Valery Nosik – Argumento Original: Nikolai Gogol – Roteiro: Leonid Gayday / Vladlen Bakhnov – Música: Aleksandr Zatsepin
Sinopse: Autoridades de uma pequena cidade do Império Russo, na primeira metade do século 19 alarmam-se com a notícia de que receberão a visita de um fiscal da capital, São Petersburgo. A comédia de Leonid Gayday é uma adaptação da peça teatral “O Inspetor Geral”, farto e pedagógico inventário da corrupção na política, de autoria de Nikolai Gogol (1808-52).
Dia 3, segunda-feira – às 21h
(Reprise) Quando Voam as Cegonhas
Dia 4, terça-feira – às 19:15
![](https://horadopovo.org.br/wp-content/uploads/2018/11/Filme-Circus.jpg)
Circus
Circus – 1936 / P&B / 94 MIN / COMÉDIA MUSICAL
Direção: Grigory Aleksandrov – Elenco: Lyubov Orlova, Serguei Stolyarov, Vladimir Volodin e Igor Ilinsky – Argumento e Roteiro: Grigori Aleksandrov – Música: Isaak Dunayevsky
Sinopse: Fugindo de uma multidão enfurecida com o fato de ter dado à luz um bebê negro, a atriz circense americana Marion Dixon busca abrigo num trem e conhece o empresário alemão Franz von Kneishitz, que a recruta para uma turnê na URSS e a mantém como escrava, sob a ameaça de revelar seu segredo.
Dia 4, terça-feira – às 20:45h
(Reprise) A Ascensão
Dia 5, quarta-feira – às 19:15h
(Reprise) Vá e Veja
Dia 5, quarta-feira – às 21:45h
Bola de Sebo – 1934 / P&B / 90 MIN / DRAMA
Direção: Mikhail Romm – Elenco: Galina Sergeeva, Andrei Fayt, Pyotr Repnin e Faina Renevskaya – Argumento Original: Guy de Maupassant – Roteiro: Mikhail Romm – Música: Mikhail Chulaki
Sinopse: Grupo de burgueses deixa Rouen, na França, para fugir da ocupação do exército prussiano em 1870. Já iniciada a viagem, uma prostituta conhecida como Bola de Sebo se junta à comitiva. Adaptado do conto homônimo de Guy de Maupassant, “Bola de Sebo” foi realizado em 1934 como um filme silencioso, sendo sonorizado em 1955 sob a supervisão do diretor Mikhail Romm.
Exposição “as Matryoskhas”
Durante todo o período da Mostra Mosfilm de Cinema Russo estará em cartaz a exposição “As Matryoskhas”, de Nadia Ramirez Starikoff.
Filha de mãe russa, a artista tem sua trajetória marcada pela migração. Inspiradas nas bonecas de origem russa, as obras retratam as origens ancestrais, a materialidade do corpo, as conexões com o outro, as relações com o ambiente e, por fim, a relação com o universo em sua mais infinita amplitude.
No domingo, comidas, bebidas e artesanato do Leste Europeu
Um pedacinho da tradicional Feira do Leste Europeu estará na Cinemateca com barracas de comidas, bebidas e artesanato típicos da região. A Feira do Leste Europeu acontece mensalmente na Vila Zelina, bairro que concentra o maior número de imigrantes de países do Leste Europeu em São Paulo.
Domingo, 02/12/2018
Horário: Das 13h às 20h.