63% dos estadunidenses condenaram a decisão anunciada por Donald Trump, na última terça-feira, de se retirar do Acordo com o Irã, sob o falso pretexto de que o país persa estaria desenvolvendo programa nuclear militar. Enquanto isso, somente 29% defendem a posição do governo, aponta pesquisa da CNN.
Trump criticou reiteradas vezes o Acordo com o Irã, que além da chancela dos termos teve a certificação do seu pleno cumprimento pela Organização das Nações Unidas (ONU). O documento foi assinado na gestão do ex-presidente Barack Obama.
Os partidários mais firmes da retirada do tratado são os republicanos (51% são favoráveis a que os EUA abandonassem), os conservadores (47%) e os que aprovam o trabalho feito por Trump na presidência (46%).
O apoio para perm anecer no acordo chega inclusive a chamar a atenção quando se sabe que 62% dizem acreditar que o Irã violou algum dos seus termos; 19% afirmam que o Irã não violou nenhum termo e a mesma proporção diz não ter opinião.
Entre a minoria que acha que Trump está conduzindo bem a presidência, 80% tende a dizer que o Irã violou os termos do acordo, enquanto que 30% dos democratas são mais propensos