Só 29% aprovam o governo. 55% consideram o governo ruim ou péssimo. Apenas 23% acham o governo Bolsonaro bom ou ótimo. Lula tem 44% e vence em todos os cenários. Com exceção de Moro, Bolsonaro perde para todos num segundo turno
Pesquisa Ipespe, divulgada nesta quinta-feira (27), revela que cresce a rejeição a Jair Bolsonaro. 55% dos entrevistados consideram o governo ruim ou péssimo. Um ponto a mais em relação à pesquisa anterior. Apenas 23% consideram o governo bom ótimo, um ponto a menos sobre o levantamento do início de janeiro. Seguem 21% considerando o governo regular.
A pesquisa mostrou também 64% dos eleitores desaprovam o governo Bolsonaro. Antes, 30% aprovavam, agora são 29%. 7% não souberam responder se aprovam ou não o governo Bolsonaro.
65% dos brasileiros acham que o governo está no caminho errado na economia. Só 26% acham que está no caminho certo. 9% não souberam responder.
Na avaliação eleitoral, o ex-presidente Lula segue na frente, mantendo os mesmo 35% das intenções de voto espontâneos avaliados na pesquisa anterior, seguido de Jair Bolsonaro, que caiu de 25% na pesquisa anterior para 23% agora. Ciro e Moro aparecem empatados com 4% das intenções de voto e João Doria tem 1% dos votos espontâneos.
Na pesquisa estimulada, quando são mostrados os nomes dos candidatos, Lula aparece com 44% das intenções de voto e Bolsonaro oscila de 24% a 26% dependendo da presença ou não de Moro na lista. Ciro Gomes aparece com 9% dos votos e Sérgio Moro com 8%. Moro e Ciro ficam com 8% cada um quando estão juntos na consulta estimulada.
A pesquisa mostra que a alta rejeição a Bolsonaro se reflete na intenção de voto. 64% dos eleitores dizem que não votariam de jeito nenhum em Bolsonaro. É o maior índice de rejeição entre os candidatos. Em seguida aparecem João Doria e Sérgio Moro com 57% e 53% de rejeição respectivamente. Lula aparece com 43% de rejeição.
Nas simulações de segundo turno, Lula vence todos os cenários apresentados. Já Bolsonaro perde de Lula, de Ciro e de João Doria. O atual presidente só venceria na simulação com Sérgio Moro como adversário.
Na avaliação, com uma nota de 0 a 10, Bolsonaro é reprovado pela maioria dos brasileiros.
A pesquisa IPESPE foi realizada no período de 24 a 25 de janeiro de 2021.