
Na noite desta quarta-feira (4) o Espaço Itaú Cinema da Rua Augusta recebeu a abertura da 6ª Mostra Mosfilm de Cinema Russo. Centenas de espectadores lotaram a sala de cinema para acompanhar a sessão de “A Balada do Soldado”, que deu início à mostra.
O presidente da UMES, Lucas Chen, celebrou a nova edição da consagrada mostra, que já caiu no gosto do publico paulistano e é frequentemente elogiada pela crítica por apresentar um amplo panorama do cinema soviético e russo.
“É uma grande honra para nós da União Municipal dos Estudantes Secundaristas realizar mais uma vez este evento, que têm sido sucesso de público e crítica”, disse Lucas Chen ao saudar o público. A 6ª Mostra Mosfilm de Cinema Russo é uma parceria entre o Centro Popular de Cultura da UMES – CPC-UMES Filmes, o Itaú Cinemas e o SPCine.

O Cônsul Geral da Federação da Rússia em São Paulo, Yuri Lezgintsev, compareceu à abertura da Mostra Mosfilm e agradeceu a presença de todos os que apreciam a cinematografia do país.
“Sinto muito prazer em poder participar da abertura da Mostra Mosfilm de Cinema Russo, que já é realizada pela sexta vez consecutiva. Como é sabido, o Mosfilm é o maior estúdio de cinema da Rússia e um dos maiores da Europa e seus trabalhos incluem sucessos da época da União Soviética e da Rússia Contemporânea”.
“Esta mostra apresenta uma série de filmes que nos são muito queridos, que retratam os vários aspectos da vida cultural da Rússia”, destacou o Cônsul.
SOCIEDADE
Dimitry Korobov, diretor da Agência de Assuntos da Comunidade dos Estados Independentes da Federação da Rússia, ressaltou o trabalho realizado pelo CPC-UMES Filmes e todos os que se dedicaram à construção da Mostra. “Nossos amigos brasileiros nos ajudam muito a consolidar a cultura russa aqui no Brasil, nos ajudam a abrir mais um espaço pra discussão sobre a importância do cinema”.
Segundo ele, os filmes que são apresentados nesta edição da mostra “tiveram um impacto muito grande na sociedade russa”.
A diretora da Associação Cultural Grupo Volga de Folclore Russo, Tamara Gers Dimitrov, destacou que a entidade tem muito orgulho de apoiar o evento. “Somos verdadeiros entusiastas de iniciativas como esta. É uma oportunidade rara ver filmes russos com qualidade e legendados aqui”.
Paulo de Macedo, diretor do Sptunik Consulting – Guia para Cultura e Negócios no Leste Europeu, considerou que “É um prazer para nós participarmos de atividades de divulgação da cultura russa. A Rússia é um país que tem muito a contribuir para o mundo, um país de cultura riquíssima e que possui um papel histórico inigualável. Como uma grande potência e que ajuda outros países a se desenvolverem”.
NOVO LOCAL
Valério Bemfica, presidente do Centro Popular de Cultura da UMES – CPC-UMES, agradeceu aos novos parceiros que possibilitaram a realização da Mostra: Espaço Itaú de Cinema, na pessoa de seu diretor, Adhemar de Oliveira e a SPCine na pessoa de sua Diretora-Presidente, Lais Bodanzky.

Valério relembrou que nas edições anteriores, a Mostra foi realizada em outro local. “Este ano, infelizmente, por motivos que não vou declinar aqui, mas que vocês podem imaginar, os antigos parceiros faltaram”.
As edições anteriores foram realizadas na Cinemateca Brasileira, órgão ligado ao governo federal que, desde a troca da gestão por Bolsonaro, deixou de apoiar iniciativas como a Mostra Mosfilm. Em vídeo recente, o deputado Castello Branco (PSL), anunciava a realização de uma mostra de cinema militar na instituição e que o local seria de combate ao “marxismo cultural”.
“Felizmente uma característica o “povo do
cinema” no Brasil sempre teve: a solidariedade. Diante dos imprevistos, é
só olhar para os lados e há mãos
estendidas. E foi o que aconteceu: se o local
tradicional não quis nos receber, as mãos do Ademar e da Lais, do Espaço Itaú
de Cinema e da SPCine estavam estendidas”, destacou Valério.
“Graças a gestos como este nossa Mostra continuará acontecendo, outras mostras continuarão vivas, filmes seguirão sendo feitos, festivais terão sequência, enfim o cinema brasileiro seguirá vivo e pujante. Para a tristeza de alguns poucos, mas para a alegria do povo brasileiro”, concluiu.
O diretor geral do Estúdio Mosfilm, Karen Shakhnazarov, enviou carta cumprimentando a realização da 6ª Mostra de Cinema Russo:
“Apreciamos muito vosso compromisso com a divulgação do
cinema do Mosfilm no Brasil, e desejamos que a parceria entre a
UMES e nosso Estúdio evolua com sucesso no futuro”, destaca a carta do diretor geral do Estúdio Mosfilm.
Ao longo dos dias, serão apresentados 12 longas metragens soviéticos e russos de diferentes períodos e gêneros – comédia, drama, guerra, aventura e musicais compõe a programação mostra.
As 29 sessões serão realizadas em Salas do Espaço Itaú de Cinema na Rua Augusta e no SPCine Olido
Veja a programação completa da 6ª Mostra Mosfilm de Cinema Russo