72% dos empresários do varejo veem piora no cenário econômico

Pesquisa da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) apurou que 72% dos empresários do varejo acham que houve deterioração significativa do cenário econômico brasileiro nos últimos meses.

O Índice de Confiança do Empresário do Comércio (Icec) recuou para 103,7 pontos no mês de agosto. O que representa redução de 2,5%, na série com ajuste sazonal, na comparação com julho.

“A desvalorização do real, o ritmo fraco do mercado de trabalho, as pressões de custos e o cenário externo mais desfavorável têm levado a economia e o comércio a um ritmo de crescimento mais fraco nos últimos meses”, afirma Fabio Bentes, chefe da Divisão Econômica da CNC.
O levantamento da entidade mostra que o subíndice que captura a avaliação das condições correntes da economia encolheu 6,1% na passagem de julho para agosto e, pela primeira vez em mais de dois anos, retrocedeu no comparativo anual (-2,6% ante agosto de 2017).

“A elevada incerteza do cenário político a menos de um mês e meio do primeiro turno das eleições nos leva a projetar um crescimento menor das vendas no segundo semestre”, pontua Bentes.

 

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *