“Libertamos o mundo da escravização nazista”, afirmou o cônsul -geral da Federação Russa em São Paulo, Vladimir Tokmakov
“A Segunda Guerra Mundial é chamada de Grande Guerra Patriótica, por conta do tipo de guerra que Hitler e seus aliados promoveram contra a União Soviética. Não foram simples batalhas que visavam derrotar um governo e sim uma guerra de extermínio, onde os soviéticos seriam escravizados e a União Soviética extinta”, destacou o cônsul -geral da Federação Russa em São Paulo, Vladimir Tokmakov, ao dar início à solenidade de comemoração do 78º Aniversário da vitória sobre o nazismo na Segunda Guerra Mundial.
“A guerra chegou às nossas fronteiras às 3:00 da madrugada de 22 de junho de 1941”, prosseguiu o cônsul, ao detalhar os números e aspectos do morticínio perpetrado pelos invasores nazistas que ceifaram 30 milhões de vidas de cidadãos soviéticos. durante o ato realizado nesta sexta-feria (5), em auditório da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, com o apoio do deputado estadual Maurici (PT-SP).
“Em 1942 se destacaram as operações nazistas no Sul da União Soviética, depois de conquistarem a Criméia e a Região do Donbass; (nomes hoje comuns, a história se repete), as forças do Eixo entraram no Cáucaso. Essa região foi palco de duros combates. Ficou óbvio que a cidade de Stalingrado seria alvo dos nazistas”, disse ainda Vladimir Tokmakov ao iniciar o relato sobre a épica batalha que determinaria a virada no curso da Segunda Guerra, a Batalha de Stalingrado.
Tokmakov ressaltou o papel do Brasil na luta mundial para libertar os povos do flagelo nazista. “Entre os Aliados devemos destacar o Brasil que foi o único país da América do Sul a participar com campanha militar para, com a Força Expedicionária Brasileira (FEB), ajudar a libertar a Itália do jugo nazista”.
Após as declarações do cônsul da Rússia, foi a vez do embaixador da Bielorrússia, Sergey Lukashevich que se concentrou na denúncia do extermínio criminoso da barbárie nazista em seu país: “Os ocupantes e seus cúmplices (Polícia Auxiliar chamada Polizei) queimaram 9.200 vilarejos belarussos. Mais de 5.000 deles – junto com seus habitantes”.
“Sabemos muito bem com que pensamentos e conceitos tudo isso começa – as ideias de superioridade racial e genética ou qualquer outra superioridade de algumas nações sobre outras -, a divisão em superior e inferior. O mais terrível é que até hoje essas teorias encontram adeptos em todo o mundo”, alertou o embaixador bielorrusso.
O embaixador Raymundo Rocha Magno, falou a seguir ressaltando “a tradição da diplomacia brasileira sempre inspirada na luta pela paz e pelo desenvolvimento dos povos”.
Ele enfatizou que “nos dias que se seguiram à vitória sobre o nazifascismo é que foi elaborada a Carta das Nações, marco fundador da ONU, com o objetivo declarado de ‘preservar as nações futuras do flagelo da guerra'”.
Magno citou o presidente Lula em sua intervenção na 59ª Assembleia Geral da ONU: “Se queremos a paz devemos construi-la, se queremos, de fato, eliminar a violência, precisamos remover suas causas profundas com a mesma tenacidade com que enfrentamos os agentes do ódio”.
A sessão, que foi coordenada por Vera Gers Dimitrov, presidente do Conselho dos Compatriotas Russos no Brasil e Danilo Kozemekin, presidente do Conselho dos Jovens Compatriotas Russos, contou com a presença de delegações de residentes no Brasil de diversos países encabeçadas pelos cônsules do Chile, Peru, África do Sul, China, Israel, Turquia, Angola, Equador, além de lideranças de organizações sociais brasileiras, a exemplo de Evely Heloise, direitora de Cultura da União Municipal de Estudantes Secundaristas, UMES, representando a juventude estudantil, assim como diretores do Centro Popular de Cultura (CPC-UMES), Bernardo Torres, Susana Lischinsky. Apolo Longhi e Igor Oliveira.
Coube ao deputado Maurici encerrar o evento agradecendo aos participantes e aos presentes e destacando que “esta é uma luta a ser lembrada para que situações como esta, provocadas pela intolerância sejam evitadas para o bem dos povos e de toda a Humanidade”.
Assista o vídeo do evento: