
“A abertura da 9° Mostra Mosfilm de Cinema Soviético e Russo foi um sucesso. Uma noite incrível na Cinemateca!”, considerou o presidente da União Municipal dos Estudantes Secundaristas de São Paulo (UMES), Lucca Gidra, sobre a primeira noite de exibições dos clássicos do cinema realizada na quinta-feira (05).
A mostra, que segue até o dia 15 de outubro, na Cinemateca Brasileira, localizada na Vila Mariana, exibirá 15 filmes do Estúdio Mosfilm, um dos mais importantes centros de produção cinematográfica do mundo.
A abertura da programação contou com a exibição de um lançamento, até então inédito no Brasil. “Khitrovka. O Signo dos Quatro”, do diretor Karen Shakhnazarov estreou em mais de 1.800 salas na Rússia, em maio último, depois de liderar as pré-vendas de ingressos na semana anterior.
Para Lucca, a recepção do público, que lotou a sala Grande Otelo da Cinemateca, “demonstra que as pessoas tão interessadas em consumir, conhecer e assistir filmes de outras culturas, em particular, da Rússia, e isso é muito importante”.
O presidente da entidade, que dirige o Centro Popular de Cultura (CPC UMES) responsável pela mostra, destacou que a iniciativa, que já chega a sua nona edição tem o objetivo de democratizar o acesso a diferentes culturas.
“Além de conhecermos a grandeza do cinema soviético e Russo, que é um cinema que todos precisam conhecer. É fundamental para, cada vez mais, democratizar o cinema e também o acesso a filmes que geralmente estão fora do grande circuito comercial”, ressaltou Lucca.

ABERTURA
A Mostra Mosfilm de Cinema Soviético e Russo já é tradicional na cidade de São Paulo. Nesta edição, serão apresentados 15 filmes de diferentes vertentes do cinema, que vão das populares comédias, ao primeiro filme de terror realizado na União Soviética.
A 9ª edição da mostra conta ainda com uma novidade: as exibições na Cinemateca ocorrerão ao longo de oito dias, o que facilitará a presença do público.
Durante a abertura, o presidente do Centro Popular de Cultura da UMES, Valério Bemfica, voltou a relembrar a importância do evento ocorrer na Cinemateca que, ao longo do governo Bolsonaro, foi alvo do descaso, abandono e de sua política anticultural.
“A Cinemateca Brasileira, um patrimônio de todos vós, recentemente, e com muita luta, e que está começando a ser retomado… Eu sei que tem gente aqui que não é funcionária, tem gente aqui que é ‘casada com’ a Cinemateca, que dedica a sua vida a manter esse espaço aqui, honrando os seus fundadores”, ressaltou Valério.

PROGRAMAÇÃO
Um dos principais destaques da programação é o Especial América Latina. Nas décadas de 1960 e 1970 foram produzidos no Estúdio Mosfilm longas que retrataram as atuações das ditaduras que assolaram o continente no período, e das resistências revolucionárias que as combateram. Fazem parte da programação especial três filmes: o aclamado “Eu Sou Cuba” (1964), de Mikhail Kalatozov; “Essa Doce Palavra Chamada Liberdade” (1972), de Vytautas Zalakevicius, e “Noite sobre o Chile” (1977), de Sebastian Alarcón e Aleksandr Kosarev, filme que recria os trágicos acontecimentos ocorridos no Chile no outono de 1973, após o golpe fascista de Pinochet, que derrubou o regime democrático constitucional do país e seu presidente, Salvador Allende.

LEONID GAYDAY – 100 ANOS
O diretor Leonid Gayday também marcará presença na programação, homenageado no ano do centenário de seu nascimento com exibições do filme “Operação Y e Outras Aventuras de Shurik” (1965). Campeãs de bilheteria, as comédias de Gayday venderam mais de 600 milhões de ingressos na URSS.
VIY – O ESPÍRITO DO MAL
Aguardadíssimo pelos fãs do cinema de terror, “Viy – O Espírito do Mal” (1967), também estará na programação. Baseado no conto clássico homônimo do escritor Nikolai Gogol, e com efeitos especiais do mago Aleksandr Ptushko, o filme é obrigatório não só para os amantes do gênero, mas também para os apreciadores de histórias clássicas e do folclore russo.
TARKOVSKY EM SESSÃO DUPLA
O diretor Andrei Tarkovsky marca presença na programação em sessão dupla, com o média metragem “O Rolo Compressor e o Violinista” (1960), seu trabalho de conclusão na graduação pelo Instituto Estatal de Cinema (VGIK), e o longa “O Espelho” (1975).
SERVIÇO
A 9ª Mostra Mosfilm de Cinema Soviético e Russo acontece no primeiro e segundo finais de semana de outubro, nos dias 05, 06, 07, 08 e 12, 13, 14, 15.
Local: Cinemateca Brasileira
Largo Senador Raul Cardoso, nº 133, Vila Clementino, São Paulo/SP
Telefone: (11) 5906-8100
Entrada gratuita
Clique aqui para acessar a programação completa da Mostra
A Mostra é uma realização do Centro Popular de Cultura da União Municipal dos Estudantes Secundaristas de São Paulo (CPC-UMES), em parceria com a Cinemateca Brasileira e a Embaixada da Rússia no Brasil. Dos 15 filmes da programação deste ano, 6 foram recentemente restaurados, e todas as exibições serão no formato DCP.