Após mais uma fabricação do déficit da previdência, por parte do governo Temer, o presidente da Associação Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil (ANFIP), Floriano Martins de Sá Neto, alertou: “Não acredite nos números do governo. Ele mente e distorce toda a realidade da Previdência Social”.
“Todo ano é a mesma coisa. O governo parece que tem o prazer sórdido de anunciar o déficit da Previdência Social. Não acreditem nos números do governo, porque se todo ano tem rombo – nós estamos falando em algo de R$ 250 bilhões – como é que ainda não quebrou [a previdência]?, disse Floriano, em entrevista ao portal CTB.
De acordo com Floriano, o governo fabrica esse déficit quando “o orçamento do INSS é visto de maneira isolada pelo governo, economistas pró-ajuste fiscal, mercado financeiro e até emissoras de televisão. Em sua conta eles consideram apenas o que é arrecadado em folhas de pagamento e o que é gasto com as aposentadorias e demais benefícios do INSS, e não levam em conta também os recursos das chamadas contribuições sociais, como o PIS, Cofins e CSLL”. Dados esses já demonstrados através da CPI da Previdência, aprovada pelo Senado.
O presidente da ANFIP se dirigiu aos cidadãos que dependem do INSS afirmando que podem ficar tranquilos, pois não há nenhuma condição do governo dar um calote, como vem divulgando, ou que se não tiver reforma haverá problemas. “Não, não há nenhum problema. O sistema é estruturado sobre a forma do orçamento da seguridade social. Existem outras fontes que sustentam saúde, previdência e assistência social, essas fontes foram ao logo de todos estes anos, amplamente superavitárias, declarou Martins de Sá Neto”.