“É inaceitável tratar qualquer defesa de ruptura institucional como solução para esse momento de crise”, diz o partido em nota
Em nota assinada por ACM Neto, presidente nacional do partido e prefeito de Salvador, o DEM condenou os ataques às instituições democráticas, principalmente o Supremo Tribunal Federal (STF), feitas por Bolsonaro e seu filho Eduardo.
“Condenamos e combateremos qualquer tentativa de intimidação às instituições do nosso país. É inaceitável tratar qualquer defesa de ruptura institucional como solução para esse momento de crise”, diz a nota do DEM.
O ministro do STF, Alexandre de Moraes, relator do inquérito que investiga as fake news de ofensas aos membros do STF, determinou que 29 pessoas fossem autuadas em operação de busca e apreensão na quarta-feria (27). Entre os que tiveram seus endereços revistados está o ex-deputado Roberto Jefferson (PTB) e vários outros aliados bolsonaristas, como o empresário Luciano Hang.
Bolsonaro ficou desesperado com a ação e atacou a operação da Polícia Federal, com autorização do STF.
“Ordens absurdas não se cumprem. E nós temos que botar um limite nessas questões. Não foi justo o que aconteceu no dia de ontem. Não teremos outro dia igual ontem. Chega! Chegamos no limite”, disse Jair. Seu filho Eduardo Bolsonaro disse que espera que seu pai tome uma “medida enérgica” e que não é questão de “se” vai acontecer um “momento de ruptura”, mas “quando”.
Leia a nota na íntegra:
Nota Oficial
O Democratas acompanha, com apreensão, o momento atual e acredita que a única saída está no diálogo e na união de todos. O país precisa de equilíbrio e responsabilidade, não de radicalizações ou ameaças.
Condenamos e combateremos qualquer tentativa de intimidação às instituições do nosso país. É inaceitável tratar qualquer defesa de ruptura institucional como solução para esse momento de crise.
A defesa intransigente da democracia está no DNA do Democratas. Na nossa opinião, a democracia é um valor absolutamente inegociável.
Antonio Carlos Magalhães Neto
Presidente Nacional do Democratas