“Se insistirem nisso, o tiro poderá sair pela culatra”, alertou o militar
O general Maynard Santa Rosa, ex-ministro da Secretaria de Assuntos Estratégicos do governo Bolsonaro, criticou nesta sexta-feira (29), ao site UOL, a convocação, feita por grupos bolsonaristas, de atos nas portas de quartéis no próximo domingo (31).
“É uma insensatez que está se tornando normal, uma apologia perigosa”, critica o general Maynard. Ele diz que não existe a mínima chance de adesão dos aquartelados aos protestos.
“Se insistirem nisso, o tiro poderá sair pela culatra. O estímulo à indisciplina pode forçar o Exército Brasileiro a sair da zona de conforto”, afirma Santa Rosa. O que isso representaria na prática? “Talvez uma atitude de afastamento deliberado do governo”, explica.
O deputado General Petterneli (PSL-SP), que foi o coordenador de várias candidaturas de militares no partido, acha que o momento é de se voltar para outras prioridades. “O país precisa pensar em superar o coronavírus e retomar o crescimento”, opina ele. “Precisamos de serenidade e união”
Organizadores das manifestações contra a democracia mudaram de tática e estão convocando os atos para as portas dos quartéis.
O convite circula em grupos de WhatsApp bolsonaristas, com endereço e fotos de cada quartel, além do texto: “Apoio ao Presidente Bolsonaro e as FFAA. Fora Congresso Nacional e STF. Diga não ao comunismo. Compareça na frente do quartel”.
Estão marcadas manifestações desse tipo para o próximo domingo e para o seguinte. “O que os quartéis têm a ver com essas pautas?”, questionou outro general.
Parabéns general Maynard por sua manifestação, sabemos que as Forças Armadas é uma das instituições do Estado e não de governo, no entanto, o Bolsonaro a todo momento faz ameaças a jornalistas e instituições vai a protestos afavor de fecharmentos do Congresso Nacional e STF, já disse que ele é a Constituição, no meu modo de ver, ele pratica tais coisas confiando nas Forças Armadas ou estou equivocado. Contudo, espero que todos os orgãos de Estado e os demais cidadãos cumprem a lei que é para todos e a Constituição está acima de tudo.
Eu acredito na responsabilidade e sensatez do Exército. Essas manifestações anti democráticas são completamente descabidas que atacam várias Instituições (além do Exército).