O resultado das eleições para o Conselho Superior do Ministério Público Federal (CS-MPF) mostrou insatisfação dos procuradores com a gestão de Augusto Aras, que agora não tem maioria de apoiadores.
Os subprocuradores-gerais da República, José Bonifácio de Andrada e Maria Caetana Cintra Santos, foram eleitos, na terça-feira (30), para o Conselho. José Bonifácio faz parte do grupo que se considera independente de Aras, enquanto Maria Caetana apoia a gestão do procurador-geral da República (PGR).
Com a eleição de José Bonifácio, que ganhou dos candidatos à reeleição apoiados por Aras, o grupo que se declara independente conta com seis das 10 cadeiras do Conselho.
São eles: José Bonifácio de Andrada, José Adonis Araújo Sá, Mário Bonsaglia, Nicolau Dino, Luiza Frischeisen e José Elaeres.
José Bonifácio e José Adonis chegaram a ocupar cargos da gestão de Aras à frente da PGR, mas optaram por abandoná-los por divergências quanto à gestão. Eles foram vice-procurador-geral e chefe da Operação Lava Jato na PGR, respectivamente.
Um dia antes da eleição, a aliada de Aras, a subprocuradora-geral Lindôra Araújo, retirou sua candidatura para o Conselho por conta de críticas recebidas por membros da Operação Lava Jato.
A Corregedoria do MPF abriu uma sindicância contra Lindôra por conta de uma busca que ela fez nos arquivos sigilosos que levaram à abertura da Operação Lava Jato, em 2014.
Na “visita” que fez ao MPF do Paraná, ela chegou a dizer que estava autorizada pela corregedora-geral Elizeta Maria de Paiva Ramos e que ela só não estava junto por problemas de saúde.
Questionada pelos procuradores, Elizeta disse que era mentira.
Três procuradores pediram demissão da Operação Lava Jato na PGR por não concordar com as ações de Lindôra. Eles receberam o apoio dos demais membros da Lava Jato, Greenfield e do ex-juiz Sérgio Moro.
“Aparentemente, pretende-se investigar a Operação Lava Jato em Curitiba. Não há nada para esconder nas investigações, embora essa intenção cause estranheza. Registro minha solidariedade aos procuradores competentes que preferiram deixar seus postos em Brasília”, disse Moro.
O candidato que Lindôra declarou apoio, Hindemburgo Chateaubriand Pereira Diniz, que também era apoiado por Aras, foi derrotado na terça-feira.