A Secretaria de Comunicação da Presidência (Secom) fez propaganda da reforma da Previdência no canal no Youtube do senador Flávio Bolsonaro, filho de Jair Bolsonaro, e em seu site, página na internet que divulga ações do mandato do senador.
Um relatório feito pela consultoria legislativa da Câmara dos Deputados para a Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) das fake news identificou que a publicidade também aconteceu nas contas dos deputados bolsonaristas Marco Feliciano (Republicanos-SP) e Bia Kicis (PSL-DF).
Foram 48 inserções no canal de Flávio Bolsonaro e 13 vezes em seu site (flaviobolsonaro.com).
O canal do pastor Marco Feliciano recebeu a propaganda 113 vezes, enquanto o de Bia Kicis apenas uma.
O relatório também mostrou que o Canal Resistência, vinculado ao deputado federal Paulo Pimenta (PT-RS), recebeu 26.778 veiculações da propaganda.
Através da ferramenta de publicidade do Youtube é possível bloquear canais de receberem sua propaganda.
Outro relatório feito para a CPMI também identificou que a publicidade da reforma da Previdência foi veiculada mais de dois milhões de vezes em sites de fake news e pornografia.
Ao todo, foram 2.065.479 anúncios distribuídos entre 47 sites que divulgam notícias falsas, 71 canais no Youtube que foram removidos pela companhia por não seguir as regras, 12 sites de notícias sobre jogos de azar, sete sites que oferecem investimentos ilegais e quatro com conteúdo pornográfico.