A Associação dos Engenheiros da Petrobrás (AEPET) empossou na terça-feira, dia 6 de fevereiro, em ato realizado no Clube de Engenharia, sua nova diretoria. Felipe Coutinho foi reconduzido à presidência da entidade para o triênio 2018/2020, sob o lema “defender a Petrobrás para os brasileiros”. Entre os vice-presidente, Fernando Siqueira, que dirigiu a entidade.
Segundo a AEPET, a posse contou com a presença de representes de mais de 20 entidades civis e órgãos governamentais. Durante a solenidade, foi entregue o título de “sócio honorário da AEPET” ao economista Cláudio de Oliveira, “por sua contribuição, através de artigos, para a desconstrução do ‘mito da Petrobrás quebrada’”.
Em seu discurso de posse, “A AEPET é uma “fábrica’ de ideias”, Coutinho denunciou a política de desmonte da estatal e a tentativa do cartel do petróleo de se apropriar “da renda petroleira para maximizar seus lucros no curto prazo”.
“Aos rentistas interessa que o Estado privatize seus ativos e recursos naturais para garantir o pagamento dos elevados juros da dívida pública. Os políticos traficantes de interesses e os executivos de aluguel servem aos poderosos interesses privados que cercam a Petrobrás, o petróleo brasileiro e a renda petroleira. Cabe a AEPET defender a Petrobrás destes poderosos interesses antinacionais”, destacou Coutinho.