Três semanas após Jair Bolsonaro ser diagnosticado com a infecção pelo novo coronavírus, o ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, Marcos Pontes, informou na quarta-feira (29) à noite que está com Covid-19.
Além de Jair Bolsonaro, que tem se caracterizado por um comportamento negacionista em relação aos riscos da contaminação pelo coronavírus, no alto escalão do governo pelo menos cinco ministros já apresentaram resultado positivo para a infecção.
Em março, os ministros Bento Albuquerque (Minas e Energia) e Augusto Heleno (Gabinete de Segurança Institucional) tiveram diagnósticos positivos. No início da semana passada, o ministro da Cidadania, Onyx Lorenzoni, também informou que estava contaminado. Já o ministro da Educação, Milton Ribeiro, anunciou há dez dias que estava infectado.
Na quinta-feira (30), a primeira-dama Michelle Bolsonaro informou que testou positivo para Covid-19.
Segundo o comunicado da Secretaria Especial de Comunicação Social da Presidência da República (Secom), seu estado de saúde é bom e ela adotará os protocolos para o tratamento da doença.
“A primeira-dama Michelle Bolsonaro testou positivo para covid-19 nesta quinta-feira, 30. Ela apresenta bom estado de saúde e seguirá todos os protocolos estabelecidos. A primeira-dama está sendo acompanhada pela equipe médica da Presidência da República”, diz a nota divulgada pela Presidência.
O teste realizado por ela apresentou resultado positivo poucos dias depois de Bolsonaro ter anunciado que havia se curado da doença. O presidente anunciou em 7 de julho que seu exame tinha dado positivo. Depois de mais 3 exames, informou no sábado (25) que o último resultado tinha sido negativo.
A primeira-dama participou quarta-feira (29) à tarde de cerimônia no Palácio do Planalto para lançamento da campanha “Mulheres Rurais, Mulheres com Direitos”, que teve participação das ministras Tereza Cristina (Agricultura) e Damares Alves (Mulher, Família e Direitos Humanos).
Pelo Twitter, Tereza Cristina, de 66 anos, afirmou que irá realizar o teste e seguir os protocolos recomendados. “Assim que tive conhecimento da confirmação de covid-19 da primeira-dama, Michelle Bolsonaro, com quem estive ontem, em cerimônia no Palácio do Planalto, cancelei minha agenda. Farei o teste e seguirei todos os protocolos. Desejo rápida recuperação para nossa primeira-dama!”, escreveu. A assessoria da ministra Damares, 56 anos, também informou que ela fará o teste.