Para a FNP, o governo federal “tem se esquivado das [suas] responsabilidades” e ainda “atrapalha medidas implementadas por prefeitos e governadores para salvar vidas”
A Frente Nacional de Prefeitos (FNP) divulgou uma nota “lamentando a postura do Governo Federal de promover o confronto com prefeitos e governadores, ou seja, um confronto federativo”, por conta de documento elaborado pelo governo Bolsonaro que liga o nome dos governadores ao número de mortos.
“O documento preparado pelo Palácio do Planalto e enviado a parlamentares, com nomes de governantes de cidades que mais têm casos de Covid-19 tem o objetivo de imputar responsabilidades, evidenciando o ânimo de apontar culpados”, disse a FNP, presidida por Jonas Donizette (PSB), prefeito de Campinas (SP).
Segundo a entidade, “prefeitas e prefeitos têm atuado de forma a promover o cuidado com a saúde dos cidadãos”, ao passo que o governo federal “tem se esquivado das responsabilidades”.
Os prefeitos “têm também solicitado apoio da União para distribuição de medicamentos e equipamentos. Além disso, têm buscado iniciativas coordenadas como a construção de um protocolo de gestão das medidas de isolamento social, pleito nunca atendido”.
Para a entidade, o governo Bolsonaro “atrapalha medidas implementadas por prefeitos e governadores para salvar vidas”.
O documento foi enviado pelo governo federal para parlamentares no dia em que o país chegou a 100 mil mortes por Covid-19. Nele, a quantidade de mortos é ligada diretamente ao governador do estado.
Na data, Jair Bolsonaro não homenageou as vítimas, apenas disse que “vamos tocar a vida e se safar desse problema”.