Um dos terroristas que atacaram a sede da produtora Porta dos Fundos, na zona sul do Rio, em dezembro do ano passado, Eduardo Fauzi Richard Cerquise foi preso em Moscou, na Rússia. Ele foi detido por agentes da Interpol nesta sexta-feira (4).
Segundo reportagem da TV Globo, o Ministério da Justiça disse ter solicitado extradição do suspeito para o Brasil.
Eduardo Fauzi deixou o País em 29 de dezembro, cinco dias após o ataque e um dia antes de ter a prisão decretada pela Justiça, e desde então esteve na lista de Difusão Vermelha da Interpol. Ele foi identificado como um dos cinco autores do atentado pela Polícia Civil do Rio, que conduziu a investigação, após ser flagrado por câmeras de segurança deixando o veículo usado na fuga.
Para identificar o suspeito, os policiais analisaram gravações de mais de 50 câmeras de segurança. De acordo com o delegado Marco Aurélio Ribeiro, na época titular da 10ª DP, seis dias depois do crime a unidade conseguiu na Justiça um pedido de prisão e de busca e apreensão em endereços ligados a Fauzi.
Os agentes fizeram buscas em dois estabelecimentos comerciais e outros dois imóveis. Neles, foram apreendidos R$ 119 mil em dinheiro, uma arma falsa, um computador e uma camiseta do grupo fascista Integralista.
Eduardo Fauzi tinha deixado o Brasil e embarcado para a Rússia, em 29 de dezembro. Um pedido de captura foi feito à Interpol e o nome dele foi incluído na lista dos foragidos do país.
Segundo seu advogado, Diego Rossi Moretti, a manutenção da detenção depende da formalização de um pedido de extradição pelo Ministério da Justiça.
Leia mais: