O presidente da Central Geral dos Trabalhadores do Brasil (CGTB), Ubiraci Dantas de Oliveira, o Bira, comemorou a “vitória acachapante do povo brasileiro” contra a tentativa do governo Temer assaltar as aposentadorias.
“A mobilização do povo derrotou a tentativa do ‘vampirão’, que queria acabar com a aposentadoria do nosso povo e destruir a Previdência Social pública, transformá-la em privada e entregar aos bancos. As greves no ano passado, a ocupação de Brasília e a nossa atuação tiveram um papel muito importante”, declarou.
O dirigente lamentou a aprovação da reforma trabalhista, mas considera que junto com a vitória sobre a previdência, ficará ainda mais difícil para as empresas aplicarem convenções coletivas que retirem direitos, além de ressaltar o papel que a central teve durante esse processo de lutas. “A CGTB esteve lá para impedir que os vacilões recuassem da ocupação de Brasília. Depois houve a sabotagem do dia 30 de junho, mas nós fomos para a rua assim mesmo. E ainda assim estamos desmoralizando a lei trabalhista nas campanhas! Niguém vai aceitar ter direitos reduzidos”.
Para Bira é hora de “unir forças para fazer um projeto nacional de desenvolvimento, é necessário reduzir as taxas de juros aos níveis internacionais, aumentar para mais de 25% o investimento público e paralisar com essas imbecilidades de privatizações e dar força às empresas nacionais. E tem que defender a Lava Jato, porque a forma de burlar e submeter dirigentes de partidos é através da corrupção, corrompendo para que eles façam o que quer o capital financeiro”, concluiu o sindicalista.
Temer está pensando numa possível candidatura à presidência com a intervenção do Rio de Janeiro. Se Temer sair candidato e vencer as eleições o povo brasileiro vai estar ferrado, pois a mudança nas aposentadorias vai ocorrer com mais intensidade, sem dó nem piedade.