No 71º aniversário da Revolução Chinesa, a Embaixada da República Popular da China no Brasil, em conjunto com os Consulados-Gerais em São Paulo, Rio de Janeiro e Recife, apresentarão um concerto on-line gravado por orquestras de Pequim, Brasília e Rio de Janeiro, para “celebrar a amizade e a integração cultural entre os dois povos, num gesto de solidariedade e parceria neste momento de combate global à pandemia da Covid-19”.
O programa, que inclui músicas chinesas e brasileiras, irá ao ar no sábado 26 de setembro às 11 horas pelo canal do Youtube da Embaixada (http://www.youtube.com/c/EmbaixadadaChinanoBrasil) ou direto através do link ao Youtube: https://youtu.be/8IOliB6-8LQ.
Participam do evento a Orquestra de Câmara do Conservatório Central da China, o Quarteto de Cordas Vivace de Brasília e a Orquestra Maré do Amanhã do Rio de Janeiro.
Veja matéria relacionada:
“A Orquestra Maré do Amanhã deve sua existência a uma empresa chinesa, a State Grid Brazil Holding. A empresa acreditou no projeto e hoje transformamos a vida de 4.000 crianças no Complexo da Maré. Além disso, nos presenteou com uma sede sustentável no Complexo da Maré, está ampliando a mesma e nos ajudou financeiramente neste momento da pandemia do Covid-19”, relatou Carlos Eduardo Prazeres, criador da Orquestra, em conversa com Lucas Chen, presidente da União Municipal de Estudantes Secundaristas de São Paulo (UMES).
“Por isso, para nós, participar das festividades do 71° aniversário da República Popular da China é uma grande honra. Hoje posso dizer que nosso coração é um pouquinho chinês também”, afirmou Carlos Eduardo.
A empresa, que está no Brasil desde 2010, atuando no setor de transmissão de energia, é uma subsidiária da estatal Companhia Nacional da Rede de Energia Elétrica da China.
“Estou aqui para convidá-los a assistir ao concerto para celebração dos 71 anos da República Popular da China, com a participação do Vivace String Quartet, da Toccata e a Orquestra de Câmara de música tradicional chinesa, do Conservatório Central da China”, disse Kathia Pinheiro, violinista CEO da Toccata Produções Artísticas, com mais de 20 anos tocando no Brasil e no exterior.
O festival evocará a orquestração de músicas de ambas as nações, com o lançamento do arranjo “Fragrância nos céus”, que une o clássico “Garota de Ipanema” (1962), de Tom Jobim e Vinicius de Moraes, com a folclórica “Flor de Jasmim”, uma das músicas mais conhecidas na China. A versão foi criada especialmente pelo compositor Dai Bo, professor do Conservatório Central da China.
Além da transmissão no Brasil no dia 26/09, o concerto será transmitido na China simultaneamente em wechat, DouYin (tiktok) e kuaishou. A divulgação está sendo feita pela página acessível pelo QR Code. Terá retransmissão na TV Music BOX no dia 03/10.