O ex-ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, disse que a deputada federal Bia Kicis (PSL-DF) é “racista nauseabunda” por ter feito uma publicação pintando a sua cara e a do ex-ministro Sérgio Moro de preto, de modo pejorativo.
“Racista nauseabunda. Chula. Pequena. Inútil. Abjeta. Racista!”, disse Mandetta.
Na publicação feita no Twitter, a deputada bolsonarista colocou uma foto de Mandetta e Moro com suas caras pintadas de preto e com o cabelo crespo.
A imagem dizia: “Desempregado, blogueiro Sérgio Moro faz mudança no visual para tentar emprego no Magazine Luiza” e “sem emprego e cansado de errar o pico, Mandetta muda de cor e manda Currículo para Magazine Luiza”.
Luiz Mandetta repudiou a “piada” feita pela deputada Bia Kicis, ferrenha aliada de Bolsonaro.
“É triste ver isso. Para mim, não ofende em nada ser caracterizado como negro. Muito pelo contrário”, disse ao Estadão.
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, comentou, também através das redes sociais, que “o preconceito racial é uma das maiores chagas da nossa tradição colonial”.
“Qualquer iniciativa – seja do Estado ou da iniciativa privada – que vise a reparar a história de segregação da população negra deve ser louvada, jamais achincalhada. Racismo é crime e fomentá-lo também”, afirmou o ministro se referindo a Bia Kicis, sem nominá-la.