A pedido do candidato a prefeito Capitão Wagner, do Pros, a Justiça eleitoral de Fortaleza suspendeu um trecho da propaganda do candidato à Prefeitura, José Sarto (PDT), que divulga pesquisas de diferentes institutos apontando o seu crescimento nas intenções de votos dos eleitores.
A decisão foi proferida pelo juiz titular da 2ª Zona Eleitoral de Fortaleza, Ademar da Silva Lima, que acatou uma liminar apresentada pelo candidato Wagner, que alegou que a divulgação das pesquisas pode “induzir o eleitor ao erro”.
Entretanto, o candidato apenas apresentou pesquisas de opinião de votos, que foram divulgadas na imprensa, e sem alteração que pudessem lhe beneficiar irregularmente.
Após a divulgação da primeira pesquisa de intenções de votos do Ibope (no dia 14 de outubro), o candidato do Pros mudou sua postura ante ao seu adversário José Sarto, que está em terceiro colocado na pesquisa com 16% das intenções de voto – empatado tecnicamente com a petista Luizianne Lins, que tem 23%, pela margem de erro de 4, para mais ou para menos.
José Sarto, mesmo sendo o atual presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, é ainda pouco conhecido do eleitorado de Fortaleza, por ser a primeira vez que o pedetista disputa uma eleição a prefeito.
Por conta disto, Sarto é visto por analistas políticos como o principal candidato que pode derrotar Wagner em um possível segundo turno, já que o índice de rejeição dele é baixo, e a sua campanha tem maior potencial para aglutinar apoiadores de outras legendas partidárias do que a candidata petista, cuja rejeição é alta entre os eleitores. Lins consta em primeiro lugar no indicador do Ibope, em que o eleitor não votaria de qualquer jeito, com 36%. O Capitão Wagner é o segundo colocado, com 33%, seguido por José Sarto, com 17%.
A pesquisa Datafolha, divulgada no sábado (17), que conta com uma margem de erro de três pontos percentuais, para mais ou para menos, também aponta que Sarto está em terceiro na disputa eleitoral, com 15%, abaixo de Luizianne Lins (PT), com 24%. O Capitão Wagner lidera em ambas as sondagens, Ibope e Datafolha, 28% e 33%, respectivamente.
No indicador do Datafolha, que aponta os candidatos que os eleitores rejeitam, Luizianne Lins também figura na primeira colocação, com 36%, seguido pelo Capitão Wagner, com 27%. Segundo o instituto, Sarto é o quarto colocado, com 22%.