O deputado federal João Campos (PSB) cresceu cinco pontos e atingiu 31% das intenções de voto para a Prefeitura do Recife na pesquisa do Datafolha divulgada nesta quinta-feira (22). Ele está 13 pontos à frente da segunda colocada, Marília Arraes (PT).
A pesquisa confirmou a liderança de João Campos na disputa pela Prefeitura do Recife. Nas pesquisas anteriores ele tinha saído de 23% para 26% (8 de outubro), agora atingindo 31%.
Marília Arraes está em segundo lugar com 18% das intenções de voto. Ela cresceu apenas um ponto em relação à pesquisa divulgada no dia 8 de outubro.
O terceiro lugar, que era de Mendonça Filho (DEM), que tem se colado à imagem de Jair Bolsonaro, passou a ser da Delegada Patrícia (Podemos). Ela, que tinha 10% das intenções de voto, tem o apoio de 16% dos eleitores no atual levantamento. Mendonça caiu um ponto percentual, de 16% para 15%.
Coronel Feitosa (PSC) passou de 1% para 2%. Marco Aurélio Meu Amigo (PRTB), que também disputa o eleitorado bolsonarista, caiu de 2% para menos de 1%. Os demais candidatos têm 1% das intenções de voto ou menos.
João Campos, que é neto de Miguel Arraes, célebre líder político pernambucano, e filho do ex-governador Eduardo Campos, falecido tragicamente em 2014, conta com o apoio do atual prefeito do Recife, Geraldo Júlio (PSB), do governador Paulo Câmara (PSB) e da vice-governadora Luciana Santos, presidente nacional do PCdoB.
12% dos entrevistados disseram que pretendem votar branco ou nulo. Esse número estava em 21% na última pesquisa. 4% dos eleitores não souberam responder; antes eram 5%.
Nas simulações de segundo turno, João Campos ganha por 40% a 37% contra Marília Arraes. Contra Mendonça Filho, sua vitória seria, hoje, de 48% a 36%.
De acordo com a pesquisa, João Campos empataria com a Delegada Patrícia, ambos com 43% dos votos.
A pesquisa foi feita entre os dias 20 e 21 de outubro, ouvindo 868 eleitores de Recife. A margem de erro é de 3 pontos percentuais.
A pesquisa é uma parceria da TV Globo com o jornal Folha de S. Paulo.