O ex-prefeito Eduardo Paes (DEM) lidera a corrida pela Prefeitura do Rio de Janeiro, segundo pesquisa do instituto Datafolha divulgada nesta quinta-feira (22) para as eleições municipais de 2020, com 28% das intenções de voto.
Enquanto isso, o prefeito Marcelo Crivella (Republicanos) e a deputada estadual Martha Rocha (PDT), disputam a segunda vaga para a última etapa do pleito. Os dois estão numericamente empatados com 13% das intenções de voto.
Em terceiro lugar está a deputada federal Benedita da Silva (PT), com 10%. Considerando a margem de erro de três pontos para mais ou para menos, Crivella, Martha Rocha e Benedita estão empatados tecnicamente em segundo lugar.
Renata Souza (PSOL), com 5%; Luiz Lima (PSL), com 4%; e Bandeira de Mello (Rede), com 3% aparecem na sequência.
O levantamento foi encomendado pelo jornal Folha de S. Paulo e pela TV Globo.
Em relação ao levantamento anterior realizado pelo Datafolha, em 8 de outubro, Eduardo Paes foi de 30% para 28%, Crivella foi de 14% para 13%, Martha Rocha foi de 10% para 13%, Benedita da Silva foi de 8% para 10% e Renata Souza foi de 3% para 5%.
Depois deles, Luiz Lima foi de 1% para 4%, Bandeira de Mello se manteve com 3%, Cyro Garcia foi de 2% para 1%, Clarissa Garotinho se manteve com 1%, Fred Luz se manteve com 1%, Glória Heloiza foi de 0% para 1%, Paulo Messina foi de 1% para 0%, Suêd Haidar se manteve com 0%, Henrique Simonard tinha 0% e não foi citado na segunda pesquisa. Os indecisos se mantiveram em 3%, e os brancos ou nulos foram de 22% para 17%.
SEGUNDO TURNO
O Datafolha simulou três possíveis cenários para o segundo turno, com Eduardo Paes enfrentando cada um dos candidatos que estão empatados tecnicamente após ele na pesquisa.
Quando Eduardo Paes enfrenta Marcelo Crivella, ele ganharia com 52% dos votos, enquanto o atual prefeito angariaria apenas 22%. Neste cenário, brancos e nulos representariam 25% e 2% não opinaram.
Já quando, Martha Rocha vai para o enfrentamento com Eduardo Paes, a candidata do PDT ganharia com 45% dos votos, enquanto o ex-prefeito ficaria com 41% do eleitorado carioca. Neste cenário, brancos e nulos representariam 13%, enquanto apenas 1% não opinou.
Segundo o Datafolha, se Benedita da Silva (PT) chegar ao segundo turno, Eduardo Paes venceria o pleito com 48% dos votos, enquanto a atual deputada teria 30%. Neste cenário, brancos e nulos representariam 21% e não responderam 1%.
O Datafolha também perguntou em quem os eleitores não votariam de jeito nenhum. O mais rejeitado pelos cariocas, segundo a pesquisa foi Marcelo Crivella com 58%, seguido por Eduardo Paes com 31%, Benedita da Silva com 27%. Martha Rocha tem 7% de rejeição segundo a avaliação.