O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), parabenizou o presidente eleito dos EUA, Joe Biden, pela vitória na eleição norte-americana contra o atual presidente Donald Trump.
“Parabenizo o presidente eleito e, em nome da Câmara dos Deputados, reforço os laços de amizade e cooperação entre as duas nações”, escreveu Rodrigo Maia, nas redes sociais.
Na opinião de Maia, “a vitória de Biden restaura os valores da democracia verdadeiramente liberal, que preza pelos direitos humanos, individuais e das minorias”.
Já Bolsonaro continua grudado em Trump e até agora não se pronunciou, nem parabenizou Biden pela vitória.
Ao sair o resultado da contagem dos votos do estado norte-americano da Pensilvânia, dando vitória a Joe Biden, por ter alcançado um número irreversível em termos de vantagem nos votos do Estado, o democrata conquistou, na tarde do sábado (7), mais 20 delegados e, juntando-se aos 264 que já computava, chegou ao número de delegados de 284 no Colégio Eleitoral, e se tornou o presidente eleito dos Estados Unidos.
Logo em seguida ao anúncio do resultado da Pensilvânia, a Associated Press informou também a vitória de Biden em Nevada, conquistando mais seis votos e totalizando 290 delegados.
Além de Maia, outros parlamentares se congratularam com Biden.
O presidente do MDB, deputado federal Baleia Rossi (SP), afirmou que nos “EUA, o mais importante é que a DEMOCRACIA mostrou sua força, com uma votação e participação histórica de republicanos e democratas”. “Parabéns ao vencedor JoeBiden, que sabiamente já declarou que irá governar para TODOS, e não só para quem votou nele”, escreveu no Twitter.
O ex-ministro das Cidades e líder da Maioria na Câmara, deputado Aguinaldo Ribeiro (PP-PB), apoiou o pronunciamento de Rodrigo Maia em relação ao resultado da eleição norte-americana. “Faço das palavras do presidente @RodrigoMaia as minhas palavras. Que o presidente eleito Joe Biden tenha a força e a serenidade necessárias para restabelecer a ordem democrática e pacífica!”, afirmou.
O líder da bancada do Cidadania23, deputado federal Arnaldo Jardim (SP), saudou a eleição de Biden e criticou indiretamente Bolsonaro por apoiar incondicionalmente Donald Trump e as suas manifestações antidemocráticas.
“Saúdo a eleição de @joebiden nos EUA e, mais do que isso, saúdo as instituições democráticas e seus valores, saúdo o pleno funcionamento da democracia. Um exemplo para o Brasil, que deve pautar suas relações internacionais pelos interesses da nação, sem partidarismo”, disse.