“Os EUA não atacarão a Coreia do Norte porque Washington tem certeza de que Pyongyang tem armas nucleares, afirmou o ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, em entrevista no domingo (24), em Vladivostok.
“Os Estados Unidos atingiram o Iraque apenas porque tinham informações precisas de que nenhuma arma de destruição em massa fora deixada ali … Os Estados Unidos não atacarão a Coréia do Norte porque não só suspeitam, sabem claramente que [Pyongyang] possui armas nucleares”, assinalou Lavrov disse ao canal russo NTV.
O chanceler russo acrescentou que “praticamente todos concordam com essa avaliação”.
“Se essa análise não for considerada nos EUA – espero que os analistas já tenham começado a trabalhar nisso – a situação poderia ficar fora de controle e dezenas de milhares de pessoas inocentes, senão centenas de milhares, sofrerão na Coreia do Sul, Coreia do Norte e Japão, além disso, a Rússia e a China também estão localizadas nas proximidades”, advertiu Lavrov.
Para o ministro russo, “não há alternativa senão uma solução pacífica” na península coreana. Rússia e China, acrescentou, estão convencidas de que a crise deve ser tratada de acordo com o roteiro introduzido por Moscou e Pequim em julho. “Nós não vemos nenhum motivo explicável para que qualquer um, incluindo os EUA, não possa trabalhar ao longo das linhas deste roteiro. A Rússia e a China continuarão a buscar uma abordagem sensível e não emocional para resolver o problema”.