
Jair Bolsonaro apagou de suas redes sociais a publicação na qual indicava candidatos a prefeitos e vereadores que ele apoiava depois que as pesquisas de boca de urna indicaram a derrota da maioria deles.
Dos 13 candidatos que Bolsonaro fez lives apoiando, 9 não se elegeram, 2 vão para o segundo turno na segunda colocação e somente 2 se elegeram em cidades do interior. Gustavo Nunes (PSL) venceu a disputa pela prefeitura de Ipatinga (MG) e em Parnaíba (PI), Mão Santa (DEM) venceu.
Mesmo assim, Bolsonaro afirmou que “a esquerda sofreu uma histórica derrota nessas eleições, numa clara sinalização de que a onda conservadora chegou em 2018 para ficar”.
Em São Paulo, Bolsonaro apoiou Celso Russomanno (Republicanos), que começou a disputa na liderança mas despencou e acabou em 4º lugar, com 10% dos votos.
Ele ficou atrás do atual prefeito Bruno Covas (PSDB), Guilherme Boulos (PSOL) e Márcio França (PSB).
No Rio de Janeiro, o candidato bolsonarista foi Marcelo Crivella (Republicanos), que ficou atrás de Eduardo Paes. Os dois disputarão o segundo turno.
Paes fez 37% dos votos, enquanto Crivella fez 21,9%.
Na lista, Bolsonaro declarou apoio a Bruno Engler (PRTB) na disputa pela Prefeitura de Belo Horizonte. O candidato fez apenas 9,9% dos votos e perdeu para Kalil (PSD), que fez 63,36% dos votos.
Em Recife, Delegada Patrícia (Podemos) caiu e acabou as eleições em 4º, atrás de João Campos (PSB), Marília Arraes (PT) e Mendonça Filho (DEM). Delegada Patrícia aparecia à frente de Mendonça Filho, mas o apoio de Bolsonaro acabou com suas chances. Ela fez 14% dos votos, enquanto Filho fez 25%.
O candidato Alfredo Menezes (Patriota), que se candidatou pela Prefeitura de Manaus, recebeu apenas 11,3% dos votos e ficou em 5º lugar.
Em Fortaleza, Capitão Wagner (Pros) ficou em segundo lugar e vai disputar o segundo turno contra Sarto (PDT), que fez 35,7%.
Na disputa em Santos, Bolsonaro apoiou Ivan Sartori (PSD), candidato que perdeu para Rogério Santos (PSDB), que fez 50,58% dos votos.
Na lista publicada nas redes sociais e mais tarde excluída, estavam os nomes de cinco candidatos a vereadores, tendo três deles fracassados.