O ex-deputado João Vicente Goulart, filho do ex-presidente Jango, e pré-candidato a presidente da República pelo Partido Pátria Livre (PPL), esteve em Salvador na terça-feira (27) cumprindo extensa agenda política. Em palestra na sede da Associação dos Funcionários Públicos da Bahia, para um auditório lotado, ele disse que está retomando a luta do seu pai. “Queremos uma pátria livre e desenvolvida e vamos lutar por ela”, garantiu o pré-candidato. “Mais do que isso”, disse João, “estamos retomando não só a luta de meu pai, mas também a luta de todos os que deram a vida pela volta da democracia”.
“O golpe de 1964 não foi dado apenas contra um presidente eleito pelo povo, ele foi dado contra um projeto de nação. Um projeto que já enfrentava os problemas causados pela atuação do grande capital internacional, que nos espolia. Naquela época nós já sabíamos os problemas causados pela sangria que os monopólios e cartéis estrangeiros impõem ao nosso país. Eles só querem levar as nossas riquezas minerais, nossas matérias primas e o nosso patrimônio público”, denunciou o pré-candidato.
“A proposta de reforma agrária de João Goulart, com a ideia de entregar os títulos de propriedade da terra para o trabalhador rural, criaria condições para o desenvolvimento da produção e da expansão do mercado interno brasileiro”, observou João Vicente. “Com isso, a indústria brasileira poderia fornecer 10 milhões de tratores, 10 milhões de geladeiras e outros produtos, conquistando assim a sua independência econômica em relação ao capital estrangeiro”, prosseguiu o líder do PPL.
Estavam presentes ao debate com João Vicente cerca de 150 lideranças políticas de 22 cidades baianas. O presidente do Sindicato dos Policiais Civis do Estado, Marcos Maurício, pré-candidato a governador pelo PPL, apresentou suas idéias sobre como a Bahia deve se desenvolver e disse que João Vicente “traz do berço uma referência de trajetória política”. “O João vai honrar a história de seu pai”, disse ele. “Vivemos um faz de conta, um governo das propagandas, dos superfaturamentos e das obras fantasmas”, completou Marcos Maurício.
Além de João Vicente e Marcos Maurício, participaram da mesa do debate, Ubiraci Dantas de Oliveira, presidente da CGTB e presidente do diretório do PPL da Bahia, Marcelo Barreto, secretário de organização do PPL-BA, Antônio Ananias, presidente do PSDC e o presidente da Associação dos Funcionários Públicos da Bahia, Armando Campos.
O dirigente da entidade dos servidores deu as boas vindas a João Vicente e disse que sua entidade estará junto com todos os que quiseram defender as causas do povo. Ubiraci Dantas, o Bira, que também discursou, denunciou a destruição do país pela política econômica iniciada no governo Dilma e aprofundada por seu vice, Michel Temer. Bira disse também que a candidatura de João Vicente “selará a unidade necessária para livrar o país dessa política desastrosa dos últimos anos”.
Com Mário Kertész
Depois da palestra, do almoço com lideranças políticas e das reuniões com candidatos a deputado, a senador, etc, João Vicente participou do programa de entrevistas do ex-prefeito Mário Kertész, um dos programas de maior audiência da Bahia, e falou sobre seus planos para tirar o Brasil da crise.
O pré-candidato afirmou que vai retomar o fio da história da luta de seu pai por um país desenvolvido, independente e justo. Para João Goulart, “o Brasil é um país que tem todas as condições de ser uma grande nação, rica e solidária, por suas riquezas e pela qualidade de seu povo”.
“Meu pai queria um Brasil para todos e não para poucos privilegiados. Ele lutou por país onde todos os irmãos brasileiros tivessem as mesmas oportunidades para alcançarem uma vida digna para si e para as suas famílias”, destacou João.
SÉRGIO CRUZ
Assista ao vídeo com o discurso de João Vicente Goulart
Intervenção do companheiro João Vicente Goulart no ato de lançamento da sua pré candidatura a presidência da República na Bahia.
Publicado por Ubiraci Oliveira em Quarta-feira, 28 de fevereiro de 2018