
Com a sua política ambiental desastrosa, o presidente Jair Bolsonaro está fora da lista de 80 chefes de Estado que participarão da Cúpula da Ambição Climática 2020, que acontece virtualmente neste final de semana.
O encontro é preparatório para a próxima Conferência sobre Mudanças Climáticas de 2021 que ocorre sob a responsabilidade da Organização das Nações Unidas (ONU).
A ausência do Brasil é considerada por autoridades da área como uma das piores derrotas diplomáticas do seu governo. Nos bastidores, o governo está fazendo de tudo para reverter a situação.
Em comunicado distribuído a jornalistas nesta sexta-feira (11), a ONU confirmou que, por enquanto, o Brasil está fora da lista porque os organizadores do evento consideram insuficientes as metas de emissões de gases de efeito estufa divulgadas esta semana pelo Ministério do Meio Ambiente.
Com isso, cientistas da Climate Action Tracker requalificaram e rebaixaram a situação dos compromissos ambientais do Brasil, que passou de grupo de países com proposições “insuficientes” para “muito insuficientes.”
Com a nova meta de emissões de gases de efeito estufa divulgada pelo Ministério do Meio Ambiente, o Brasil vai chegar a 2030 emitindo 400 milhões de toneladas a mais do que estava previsto anteriormente.
Além de metas “ambiciosas” na redução de emissões, outra condição apresentada pelos organizadores para que um chefe de Estado tenha assento no evento é a preservação de florestas, quesito em que Bolsonaro e seu ministro Ricardo Salles foram desastrosos, permitindo o desmatamento criminoso para favorecer grandes interesses econômicos. Além disso, a postura de ataque a nações em eventos internacionais, sem apresentar propostas concretas na área ambiental, também contribuiu na avaliação negativa da participação brasileira.
Esse desgoverno é desastroso em quase todos os ministérios não é só Meio Ambiente, é também na Educação, Ciência e Tecnologia, Saúde, Segurança Pública, Infra Estrutura e outros é o rei do caos e o pior arruaceiro e autoritário vai derreter como sera em chapa quente até 2022. A verdade acima de tudo. Acorda Brasil democrata que não sejamos covardes, omissos e coniventes com tudo de ruim que está acontecendo em nosso País.