O deputado federal José Guimarães (CE), vice-presidente nacional do PT e líder da Minoria na Câmara, defendeu que o partido apoie, já, o candidato da frente ampla de partidos a presidente da Casa a ser definido com Rodrigo Maia (DEM-RJ) para derrotar o bolsonarista Arthur Lira (PP-AL).
Guimarães considera um erro e rebateu a ideia de lideranças da cúpula petista que propõem, caso o candidato seja o deputado Baleia Rossi (MDB-SP), que o PT aguarde mais um pouco, lance um candidato e retire às vésperas da disputa, para marcar posição.
“A gente corre o risco de repetir o que aconteceu há dois anos e ficarmos isolados. O ponto central é que vamos com o bloco de Maia, mas o candidato que vamos apoiar precisa ser definido já”, disse o deputado do PT do Ceará.
A ex-presidenta Dilma Rousseff e o ex-prefeito Fernando Haddad estão colocando empecilhos caso o candidato indicado por Maia seja um nome do MDB. No caso, o mais cotado é o deputado Baleia Rossi (MDB-SP). Essas lideranças petistas preferem o deputado Aguinaldo Ribeiro (PP-PB).
Para eles, o mais importante agora não é derrotar Bolsonaro. É fazer a revanche do impeachment que Dilma sofreu em 2016. Segundo ela, não há “alguém mais contra a democracia do que foi o MDB” no processo de impeachment. Haddad foi na mesma linha e apoiou a ex-presidente.
O PT tem a maior bancada na Casa: 54 deputados. A bancada faz reunião nesta quarta-feira (23) para debater a sucessão na Câmara dos Deputados.