Mesmo com as exportações sustentando a indústria automobilística instalada no Brasil, tanto a produção quanto as vendas de veículos recuaram em fevereiro ante janeiro.
Segundo dados divulgados nesta terça-feira (06) pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), a produção de veículos leves, caminhões e ônibus caiu 2,1% de um mês para o outro.
Com o país em crise, as vendas internas de mal a pior e a indústria em ruína, as montadoras multinacionais têm garantido sua sustentação através da exportação de veículos, especialmente para países da América Latina, como Argentina e Chile. Mesmo assim, as vendas em fevereiro tiveram uma baixa de 13,4% sobre janeiro, somando 156,9 mil unidades.
No bimestre, o licenciamento de 338,17 mil veículos foi comemorado pelo setor. Apesar de representar uma alta em relação ao mesmo período do ano passado e ao bimestre imediatamente anterior, trata-se do número mais baixo dos últimos dez anos, segundo relatório da própria Anfavea.
Máquinas Agrícolas e Rodoviárias
As vendas de máquinas agrícolas e rodoviárias, por sua vez, tiveram um péssimo momento em comparação com fevereiro do ano passado: foram apenas 3,1 mil unidades vendidas, o que representa 22,5% de queda. No bimestre, a venda de máquinas também apresentou acentuado recuo de 30,2%.