
O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) publicou em suas redes sociais, na quinta-feira (7) , foto de um encontro com o blogueiro bolsonarista Allan dos Santos e o autoproclamado “filósofo” Olavo de Carvalho.
Allan dos Santos deixou o Brasil em julho, após ser alvo de busca e apreensão no inquérito do Supremo Tribunal Federal (STF) que investiga fake news e ataques a seus ministros. O “03” está em viagem pelos Estados Unidos desde a última segunda-feira (04).
“Seriam precisas boas semanas para conversar tudo o que gostaríamos, mas já o almoço foi excelente!”, escreveu Eduardo como legenda da foto do encontro.
Allan dos Santos foi um dos 16 apoiadores de Bolsonaro que tiveram suas contas em redes sociais suspensas, em julho, por decisão do ministro do STF, Alexandre de Moraes, relator do Inquérito 4.781 – conhecido como “inquérito das fake news”.
O blogueiro burlou a decisão criando outra conta no Twitter, que foi marcada por Eduardo em seu post sobre o almoço desta quinta.
Entre os investigados também estão Luciano Hang, o “véio da Havan”, Sara Giromini e o chefe de gabinete do deputado estadual Douglas Garcia (PSL-SP), Edson Pires Salomão. Esse último, conhecido por divulgar informações pessoais de pessoas que se declaram antifascistas nas redes sociais.
Na foto do encontro, além de Olavo de Carvalho, que vive nos EUA desde 2005, aparece sua esposa, Roxane, Heloísa Bolsonaro, esposa de Eduardo, e Geórgia, filha recém-nascida do casal.
Na segunda-feira (04), o deputado esperava se reunir com Donald Trump e a família, mas foi frustrado porque ele foi recebido na Casa Branca apenas por Ivanka Trump, filha de Trump. A visita não havia sido anunciada previamente.
A viagem de Eduardo e Heloísa aos Estados Unidos ocorre em meio à turbulenta transição de poder nos Estados Unidos, onde Trump não reconhece a vitória de seu adversário na eleição presidencial, o democrata Joe Biden.
Na última quarta-feira, apoiadores de Trump invadiram o Capitólio e paralisaram a sessão do Congresso que oficializaria a vitória de Biden. A sessão teve de ser retomada na madrugada de quarta para quinta-feira e Biden foi oficializado.