Os governadores se reunirão com o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, na terça-feira (12), para pressionar pelo início da vacinação entre 22 e 27 de janeiro.
Para Wellington Dias (PT), governador do Piauí, presidente do Consórcio Nordeste e coordenador da temática de vacina no Fórum Nacional de Governadores, “é possível, após a aprovação da Anvisa, por volta do dia 20, talvez cinco dias depois a gente já tem condições de iniciar a vacinação no Piauí e no Brasil”.
Sobre a reunião, o governador comentou que está “esperançoso que vamos sair desta agenda com uma data para iniciar a vacinação nas 27 Unidades da Federação, dependendo da liberação da Anvisa, de 22 a 27 de janeiro”.
O ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, deu sinais de que a vacinação pode, de fato, começar entre esses dias, mas não confirmou nada. Segundo declaração feita na segunda-feira (11), as vacinas podem chegar nos estados três ou quatro dias depois da aprovação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
Pazuello, pressionado por Bolsonaro a atrasar ao máximo a vacinação, falou que a vacinação deve acontecer simultaneamente em todo o país, mas não deu nenhuma data concreta.
“Todos os estados receberão simultaneamente as vacinas, no mesmo dia. A vacina vai começar no dia D, na hora H, no Brasil”.