E demite 300 trabalhadores
A multinacional norte-americana General Mills, dona das marcas Yoki, Kitano, entre outras, anunciou que irá fechar sua fábrica de pipoca em Nova Prata na serra gaúcha, a partir de maio. A decisão foi comunicada oficialmente, na segunda-feira (11), à Prefeitura e aos trabalhadores pelas redes sociais. Um total de 300 funcionários que atuam na unidade serão demitidos.
Além da General Mills, com sede em Minnesota, outras duas empresas norte-americanas, a Ford e a varejista Forever 21, também anunciaram nesta semana que irão fechar fábricas e lojas no Brasil.
Na terça-feira (12), a varejista de moda Forever 21 divulgou que vai fechar todas as suas 11 lojas nos shoppings da rede Multiplan, entre elas estão unidades no Morumbi, Vila Olímpia e Anália Franco, ambas em São Paulo, Ribeirão Preto (SP), Canoas (RS), Brasília (DF), entre outras.
Em recuperação judicial, desde 2019, nos Estados Unidos, a varejista não conseguiu fechar acordo para negociação de contratos de aluguel dos pontos comerciais. A empresa já havia anunciado o fechamento de lojas em vários países, mas não tinha planos de encerrar operações na América Latina.
A montadora Ford anunciou, na segunda-feira (11), que irá encerrar a sua produção de veículos no Brasil este ano, com a demissão de cinco mil trabalhadores. Em 2019, a multinacional já havia encerrado sua produção em São Bernardo do Campo, no ABC paulista.