Corpo do senador será enterrado em Araruna, Paraíba, sua cidade natal
O senador José Maranhão (MDB-PB) faleceu nesta segunda-feira (8) em São Paulo (SP), em decorrência de complicações da Covid-19.
Com 87 anos, ele era o mais idoso da atual legislatura. Maranhão estava internado há 71 dias, desde o fim de novembro, quando foi diagnosticado com a doença.
O senador deu entrada no Hospital Alberto Urquiza Wanderley, em João Pessoa (PB), em 29 de novembro, dia do segundo turno das eleições municipais de 2020.
Após votar, o senador passou mal e foi encaminhado para exames. Na madrugada do dia 3 de dezembro, ele foi transferido para o Hospital Vila Nova Star, na capital paulista, com insuficiência respiratória provocada pelo coronavírus. O quadro evoluiu para uma pneumonia viral.
O corpo do senador será enterrado em Araruna, Paraíba, sua cidade natal.
A suplente de José Maranhão, Nilda Gondim (MDB-PB), já estava em exercício desde o início de janeiro.
Nascido em Araruna (PB) em 1933, José Maranhão foi empresário e advogado, formado pela Universidade Federal da Paraíba. Exerceu o mandato de deputado estadual quatro vezes (1955-1969), foi deputado federal em três legislaturas (1983-1995), inclusive durante a Assembleia Nacional Constituinte. Atualmente, presidia o MDB de seu estado.
Em 1994, elegeu-se vice-governador da Paraíba, em chapa com o ex-senador Antonio Mariz. Assumiu o governo com o falecimento deste, e obteve a reeleição em 1998. Em 2002, elegeu-se para o primeiro mandato como senador. Voltou a concorrer ao governo estadual em 2006, ficando em segundo lugar, mas assumiu o Palácio da Redenção em 2009 após a cassação do primeiro colocado, Cássio Cunha Lima. Tentou a reeleição em 2010, sem sucesso, mas conquistou um segundo mandato no Senado em 2014.
José Maranhão é o segundo senador vítima de Covid-19 desde o início da pandemia. Em outubro de 2020 morreu o senador Arolde de Oliveira (PSD-RJ), em decorrência de falência múltipla dos órgãos, após cerca de um mês internado.
A trajetória de José Maranhão, como governador e parlamentar, foi marcada pela defesa de um projeto de desenvolvimento econômico e social de seu estado, a Paraíba, e do Nordeste, sempre nos marcos da democracia política.
Fonte: Agência Senado