Em pronunciamento, realizado no último sábado (6), o presidente chinês e secretário-geral do Comitê Central do Partido Comunista da China, Xi Jinping, defende a importância de dar “prioridade estratégica” à saúde e à educação públicas e elogia a “muralha de aço” construída contra a pandemia do coronavírus.
Reunido com assessores políticos dos setores de saúde e educação, no marco do 13º Comitê Nacional da Conferência Consultiva Política do Povo Chinês, o principal órgão consultivo político do país, Xi Jinping conclama todos a focarem no fortalecimento da rede de proteção e avançar na qualificação dos hospitais públicos, com cuidado integral para todas as faixas etárias.
Ao destacar que a prevenção é a estratégia de saúde mais econômica e efetiva, o líder chinês reitera a importância de controlar as doenças por meio da advertência precoce, testes rápidos, respostas de emergência e tratamento integral. Da mesma forma, esclarece, deve ser melhorada e ampliada a infraestrutura de saúde nos níveis de base, implementadas as políticas de apoio para médicos rurais, e preservada e desenvolvida a medicina tradicional chinesa.
EDUCAÇÃO PARA IMPULSIONAR AVANÇOS
Sobre a educação, Xi propõe que sejam feitos esforços para construir um sistema de serviço de ensino público básico de qualidade, com orientação socialista e não lucrativa. Conforme o dirigente, o sistema educativo deve estar à frente para impulsionar os demais avanços, auxiliando na capacitação de talentos que contribuam com o desenvolvimento de alta qualidade e à independência nacional.
Os professores são o pilar central da educação e o fortalecimento da ética profissional dos educadores deve ser nossa máxima prioridade, assinala o presidente chinês, elogiando os trabalhadores da educação por suas contribuições à luta contra a epidemia. Ao mesmo tempo, exigiu do conjunto das estruturas um maior apoio aos professores nas áreas rurais.
Em relação ao Dia Internacional da Mulher, o líder parabeniza as contribuições feitas pelas chinesas à causa do socialismo e sauda os esforços conjuntos de toda a nação para cumprir os objetivos do Partido e do Estado.