Veículos elétricos, baterias de lítio e células elétricas, trens-bala: no Expresso do Futuro, do Canal Futura, o pesquisador e apresentador Ronaldo Lemos revela como a China lidera a revolução dos transportes e abraça a sustentabilidade e a energia limpa.
Em Shenzhen, a primeira cidade do mundo a ter uma frota de ônibus 100% elétrica – 15 mil ônibus – e que saiu da lista das 100 mais poluídas da China, Ronaldo visitou o maior fabricante mundial de bateria de lítio e de veículos elétricos do mundo, BYD.
Os veículos elétricos surgiram como uma resposta muito adequada à política do governo chinês baseada em três pilares: redução da poluição, criação de empregos e tecnologias de futuro e redução da dependência dos combustíveis fósseis importados, ou seja, segurança energética.
Um motorista de ônibus de Shenzhen resumiu para Ronaldo o sucesso dessa política: “Temos ar limpo, céu azul e nuvens brancas”. O pesquisador brasileiro mostrou ainda um VLT 100% autônomo, com bateria e controlado por 5G.
O futuro da energia passa pelas baterias, mas na China a integração celular-casa-carro em um sistema integrado e inteligente já é uma realidade.
Em Nanjing, Ronaldo conheceu a fábrica dos trens-bala CRRC. Em dez anos, a China foi capaz de construir 29.000 km de linhas de trem de alta velocidade. Isso é 500 vezes mais que os Estados Unidos e 8 vezes mais do que a França.
O projeto teve início na década de 1990. As obras começaram em 2004 e em 2007 os trens começaram a funcionar no país inteiro. O país incluiu cidades grandes, pequenas e regiões rurais numa mesma rede produtiva. Isso faz toda a diferença.