FHC e Lula se encontram para conversar “sobre democracia e Bolsonaro”

Os dois ex-presidentes da República. Foto: Ricardo Stuckert - Divulgação

Os ex-presidentes Lula (PT) e Fernando Henrique Cardoso (PSDB) se reuniram para conversar sobre a defesa da democracia e o combate à pandemia.

O almoço dos ex-presidentes aconteceu no dia 12 de maio no apartamento do ex-ministro do STF e ex-ministro da Justiça e da Defesa Nelson Jobim e foi revelado por Lula, na manhã desta sexta-feira (21), em uma publicação em suas redes sociais.

“A convite do ex-ministro Nelson Jobim, o ex-presidente Lula e o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso se reuniram para um almoço com muita democracia no cardápio”.

“Os ex-presidentes tiveram uma longa conversa sobre o Brasil, sobre nossa democracia, e o descaso do governo Bolsonaro no enfrentamento da pandemia”, informou sua equipe.

FHC disse que a conversa não significa que o PSDB irá apoiar Lula nas eleições presidenciais, apenas no caso em que Lula dispute o segundo turno contra Bolsonaro.

“Reafirmo, para evitar más interpretações: PSDB deve lançar candidato e o apoiarei; se não o levarmos ao segundo turno, neste caso não apoiarei o atual mandante, mas quem a ele se oponha, mesmo o Lula”.

Desde que Bolsonaro foi eleito e deixou claro seu plano antidemocrático, Fernando Henrique se posicionou de maneira contrária ao governo e enfatizou a necessidade de construir relações com todos os democratas do país.

Para o deputado federal Orlando Silva (PCdoB-SP), o encontro entre os dois é “sinal de racionalidade e volta da inteligência política e compromisso com o Brasil”.

“Frente Ampla para derrotar Bolsonaro e retomar o caminho para construção de um projeto nacional de desenvolvimento com valorização do trabalho e da democracia”.

“Houve erros que feriram o interesse nacional nas últimas décadas? Sim! Mas não tenho dúvidas que precisamos unir FHC, Lula e mais gente pra derrotar o fascismo. E abrir caminho para um projeto nacional!”, continuou.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *