Terá que pagar multa por não usar máscara, aglomerar e ajudar o vírus a infectar a população de Açailândia
As autoridades sanitárias do Maranhão autuaram nesta sexta-feira (21) Jair Bolsonaro por promover aglomerações e se recusar a usar máscara. O infrator foi autuado com base no Decreto Estadual 36.203 de 30 de setembro de 2020.
Leia o auto de infração
A autuação se deu pelo desrespeito do Artigo 4 do referido decreto, em seus incisos I e II. “Descumprimento da obrigação dom uso de máscara de proteção como medida destinada a contribuir para a contenção e prevenção da Covid-19 em locais de uso coletivo, ainda que privados”, diz um trecho da autuação.
“Promover evento da Presidência da República, aglomerações sem controle sanitário com mais de 100 pessoas no endereço Rodovia BR-222 S/N, Km 5, no Sindicato dos Produtores Rurais, no bairro Parque da Nações, no município de Açailândia”, acrescenta o documento da vigilância sanitária. A pena será de multa por infração sanitária tipificada na legislação.
Mais cedo o governador Flávio Dino tinha respondido às provocações feitas pelo arruaceiro em sua visita à Açailândia, interior do Maranhão. “Bolsonaro não passa de um desocupado e amigo da mentira, que viajou ao Maranhão para fazer propaganda eleitoral com dinheiro público”. “Bolsonaro é inimigo do trabalho sério. Desocupado, se dedica a passeios e a atacar países com os quais o Brasil mantém relações diplomáticas”, disse o governador.