O deputado Darcísio Perondi (PMDB/RS), um dos vice-líderes do governo na Câmara dos Deputados, usou a tribuna na terça-feira (27) para atacar o ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF).
Segundo Perondi, o Supremo “tem sim muitos iluminados divinos que estão escrevendo monocraticamente” decisões que, na opinião do parlamentar, modificam a Constituição. O deputado disse que um deles seria Barroso, a quem acusou de defender grandes grupos econômicos e projetos de elisão fiscal. “Querem reescrever a Constituição”, continuou o peemedebista.
O magistrado tomou decisões nos últimos dias que incomodam o Palácio do Planalto. Barroso derrubou o indulto de Natal concedido por Michel Temer a condenados por crime do colarinho branco, como corrupção e peculato; quebrou o sigilo bancário do presidente e autorizou investigações contra Rodrigo da Rocha Loures e o coronel João Baptista Lima. Loures e Lima são denunciados de intermediar propina para Temer.
Perondi foi um dos mais destacados integrantes da “tropa de choque” de Michel Temer na tramitação da denúncia da Procuradoria-Geral da República contra o presidente por corrupção, no ano passado. Mais recentemente, por ordem do chefe, assumiu a tarefa achacar a figura do ministro, em ofensiva do governo contra Barroso.