O Conselho Nacional de Saúde (CNS) lançou, na sexta-feira (7), a segunda edição da campanha Proteger o Trabalhador e a Trabalhadora é Proteger o Brasil – edição 2021, voltadas aos trabalhadores da Saúde, estudantes e docentes, gestores do SUS e integrantes das áreas de controle social da saúde que estão no enfrentamento da Covid-19.
A campanha é voltada também aos trabalhadores de áreas essenciais que estão mobilizados para garantir o suporte necessário à vida e ao sistema de saúde.
Diante do avanço da pandemia no Brasil, do ritmo lento da vacinação, do colapso do sistema de saúde, exaustão dos trabalhadores que estão à frente do combate à Covid e a inércia e erros graves do Governo Federal ao seu enfrentamento, a campanha visa, através de iniciativas de educação permanente, compartilhamento de dificuldades, de soluções encontradas, depoimentos e denúncias, contribuir para que esses profissionais possam buscar melhor proteção à saúde, mobilizar respostas locais e disseminar experiências.
Segundo material publicado no site da entidade, “a ideia é acolher as angústias, os sofrimentos e as alegrias vividos em seus locais de trabalho, além de ser um canal de denúncia sobre os problemas vividos no dia a dia, como assédio, falta de Equipamentos de Proteção Individual (EPI) e tecnologias adequadas, jornada de trabalho excessiva e outros fatores que podem levar ao esgotamento físico e emocional e adoecimento psicológico destes profissionais”.
“O objetivo é dar visibilidade ao trabalho dessas pessoas e apresentar à população os problemas vivenciados por eles no cotidiano”, complementa a entidade.
Conforme pesquisa realizada pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) intitulada Condições de Trabalho dos Trabalhadores da Saúde no Contexto da Pandemia da Covid19, 84% desses profissionais vivem há quase dois anos com sobrecarga de trabalho, atuando por 60 horas semanais. A pesquisa registra ainda aumento significativo no número de contratos informais e relatos de grandes alterações na vida cotidiana, como perturbação do sono, irritabilidade frequente, incapacidade de relaxar, estresse, perda de satisfação na carreira ou na vida, tristeza e apatia.
A campanha vai reunir vídeos, imagens (fotografias e outras formas de registro artístico/sensível) e narrativas do cotidiano do trabalho produzidos pelos participantes. Os materiais serão publicados nas redes sociais do CNS e irão compor uma mostra virtual do enfrentamento à pandemia.
O CNS informa que, por ser uma campanha de cunho educativo, os materiais serão analisados e validados pela comissão, quanto à pertinência e compatibilidade com a campanha. “Os aprovados para a veiculação poderão ser editados e ajustados e os seus autores serão comunicados oportunamente”, diz a entidade.
A campanha do CNS “integra as ações do colegiado para 2021, pelo Ano Internacional dos Trabalhadores da Saúde e Assistência, reconhecido dessa forma pela Organização Mundial da Saúde (OMS) durante a 73ª Assembleia Mundial da Saúde (AMS), em novembro do ano passado”, conforme informa a entidade.
Os interessados em participar devem encaminhar os materiais para a comissão organizadora da campanha, pelos e-mails eccury@gmail.com ou mirianfalk10@gmail.com, especificando no assunto do email se é imagem, vídeo ou narrativa, seguido do nome da campanha.