CPI ouve a ex-chefe do Programa Nacional de Imunizações ASSISTA

Francieli chega ao Senado para depor na CPI. Foto: Edilson Rodrigues - Agência Senado

Nesta quinta-feira (8), a CPI da Pandemia recebe Francieli Fontana Fantinato, ex-chefe do Programa Nacional de Imunizações (PNI), do Ministério da Saúde.

Ela pediu demissão do cargo na semana passada após estar à frente das políticas de vacinação do país desde outubro de 2019.

A ex-coordenadora do Plano Nacional de Imunizações será questionada sobre orientações referentes à aplicação da vacina contra a Covid-19.

Os sigilos bancário e telemático de Francieli Fantinato também já foram quebrados pela CPI, que aprovou requerimento do senador Alessandro Vieira (Cidadania-SE) com essa finalidade.

O pedido para a audiência da servidora partiu do senador Otto Alencar (PSD-BA), que apresentou a informação de que ela teria editado nota técnica destinada aos estados, recomendando a vacinação de gestantes que tinham recebido a primeira dose da AstraZeneca com qualquer vacina que estivesse disponível, sem nenhuma comprovação de segurança ou eficiência.

Conforme Otto, esse procedimento, que é chamado intercambialidade, provocou mortes no Brasil. Ela foi exonerada do cargo em 30 de junho, a pedido.

A CPI também quer esclarecer com a ex-chefe do PNI qual o motivo do seu pedido de demissão e por que o governo atrasou o processo de compra de vacinas, como a do laboratório Pfizer.

Acompanhe aqui ao vivo.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *