44% dos pedidos de empréstimos dos que recebem menos de cinco salários mínimos são negados, segundo Serasa
Pesquisa encomendada pela Serasa, divulgada na terça-feira (27), aponta que 44% dos pedidos de empréstimos, financiamentos e outras solicitações financeiras feitas por pessoas que recebem menos de cinco salários mínimos por mês (R$ 5.500) são negados.
Já para os que recebem acima desse valor, o levantamento mostra que apenas 18% das solicitações são negadas.
Conforme a pesquisa, entre todas as negativas, 40% foi em razão da renda baixa, 35% por estarem inadimplentes, e 28% das pessoas sequer tiveram retorno sobre os motivos da recusa de crédito.
A pesquisa revela também que esses cidadãos são os que mais recorrem a esse tipo de solicitação financeira.
“Na classe baixa, a busca por crédito é maior. Essas pessoas buscam mais informações sobre crédito, porém, mais da metade têm o crédito negado”, afirmou durante coletiva de imprensa Felipe Schepers, da Opinion Box, startup responsável pela pesquisa.
Esse dado já era de se esperar, já que são as pessoas de baixa renda as que mais precisam de socorro financeiro, especialmente nesse momento de pandemia e crise econômica no país, com milhões de desempregados, cidadãos que viviam de bicos e pequenas vendas que tiveram que parar de trabalhar, os cortes no número de beneficiados do auxílio emergencial, além do corte drástico no valor para os que recebem, e sem que as famílias tenham nenhuma outra alternativa ou ajuda do governo para sobreviver.
Segundo Felipe Schepers, o que facilita que as pessoas que ganham mais consigam mais crédito é o fato de terem cartão de crédito: “nas classes C, D e E, a posse de cartão é menor”, explica.